Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Você Sabia Que Existe Clínica De Reabilitação Para Dependentes Químicos Gratuita

A dependência química não atinge somente pessoas de alta posição social, atinge também pessoas mais carentes e por isso, existe a clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita.

Infelizmente, nosso país ainda sofre com uma grande desigualdade social, e dessa forma, algumas pessoas não podem pagar por um tratamento no momento em que mais precisam.

Porém, a opção gratuita de clínicas de reabilitação atua ajudando muitas pessoas.

Continue lendo este artigo e entenda como funciona uma clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita.

 

A dependência química e a situação social

Todos sabemos que no Brasil, muitas pessoas não têm acesso a diversos serviços de saúde, mas principalmente, por falta de informação.

A dependência química é uma doença que pode surgir na vida de qualquer pessoa, tanto de pessoas com uma situação financeira mais alta, quanto das pessoas com uma menor condição.

Dessa forma, é importante que existam tratamento para que todos possam ter a chance de mudar de vida devido ao vício.

Mas felizmente, existe clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuitas no Brasil.

 

O tratamento em uma clínica gratuita

Apesar de haver clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita no Brasil, a adesão ao tratamento ainda é muito difícil.

Alguns estudos mostram, que a maioria dos dependentes químicos que precisam de tratamento, são chefes de família.

Isso implica de maneira significativa em sua recuperação, pois normalmente ele alega que não pode se internar porque precisa trabalhar para sustentar sua casa.

Essa questão ainda é um desafio para as clínicas de reabilitação gratuitas.

 

A importância da família para o tratamento

Como vimos, a adesão ao tratamento em uma clínica de reabilitação para pessoas com menor situação de financeira pode ser um pouco mais difícil.

Porém, o mais importante é que a pessoa queira o tratamento e tenha o apoio de sua família.

Sabemos que o tratamento para dependência química é muito difícil para o dependente. E ele precisa de todo o apoio possível para passar por essa fase e ter a sua recuperação.

Sendo assim, o suporte familiar tem toda diferença, ainda mais para quem precisa de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita.

A família precisa deixar a pessoa tranquila e confiante de que essa é a melhor opção para recuperar sua saúde, e assim, poder voltar a ter uma vida normal.

 

Internação voluntária

É importante lembrar que, a internação em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita, é exclusivamente voluntária.

Isso quer dizer que, apenas o paciente pode recorrer a ajuda da clínica. Ele reconhece que precisa do tratamento e procura pelos cuidados que a clínica gratuita oferece.

Mas não se preocupe, a clínica, mesmo sendo gratuita, irá proporcionar toda recepção necessária para que o paciente se sinta acolhido e tenha todo o conforto possível durante todo o seu tratamento.

Apesar de ser uma internação voluntária, a presença de um familiar no momento da internação é muito importante para dar força ao paciente.

 

Como funciona a clínica de reabilitação gratuita?

Normalmente, uma clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita é administrada por uma instituição evangélica ou católica, e nas clínicas, os profissionais fazem trabalho voluntário.

Porém, todos que estão ali, estão prontamente dispostos a ajudar no for preciso para que o paciente se recupere o mais rápido possível.

Ali, o paciente é ouvido e nunca julgado, interage com outros pacientes, fazem atividades e trocam muitas experiencias, o que é muito importante para sua recuperação.

Conclusão

O processo de recuperação de uma dependência química é muito complexo e difícil para o paciente, por isso, ele precisa de todo apoio possível.

Se você vive em uma situação difícil e não pode optar por uma clínica particular, não deixe de procurar uma clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita. Sua saúde importa e você não está sozinho.