Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Você Sabe O Que São Clínicas De Reabilitação?

As clínicas de reabilitação, normalmente são o tratamento de primeira escolha para quem sofre com problemas de dependência química e alcoólica. Mas você sabe realmente o que são clínicas de reabilitação?

Sendo assim, é importante que você saiba exatamente o que são essas clínicas e como elas podem ajudar a você ou o seu familiar a passar por esse momento difícil.

Assuntos como a dependência química e o alcoolismo precisam ser tratados com respeito, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Fique até o final para saber mais sobre o que são clínicas de reabilitação e entenda tudo sobre esse assunto.

 

O que são clínicas de reabilitação?

Mas afinal, o que são clínicas de reabilitação? Bom, esse assunto é muito importante, e precisa ser abordado com toda a cautela para que você não saia daqui com dúvidas.

As clínicas de reabilitação, são clínicas que tratam de pacientes que sofrem por tipos específicos de doenças psicológicas.

A palavra reabilitação, significa que a clínica tem a função de reabilitar o paciente, ou seja, torná-lo saudável novamente ao final do tratamento.

 

Quais são os pacientes tratados na clínica?

Os pacientes que precisam de tratamento em clínicas de reabilitação, normalmente, são pacientes que possuem problemas com álcool e drogas, ou seja, dependentes químicos.

As clínicas de reabilitação recebem muitos pacientes todos os anos, principalmente as clínicas no Brasil, que ainda é considerado um país com altos índices de dependentes químicos.

A dependência química traz muitos problemas de saúde, sendo assim, as clínicas de reabilitação focam em tratar dos dependentes químicos para que eles possam ser saudáveis novamente.

Alguns dos principais pacientes de uma clínica de reabilitação são:

 

  • Homens e mulheres com problemas com drogas e alcoolismo.
  • Alguns jovens com menos de 18 anos com problemas com drogas.
  • Pessoas que já possuem algum transtorno psicológico e abusam de álcool e drogas.

 

Como é o tratamento na clínica?

Agora que você já entendeu o que são clínicas de reabilitação, você deve querer saber como é o tratamento realizado lá e se esse tratamento realmente funciona.

As clínicas de reabilitação lidam todos os dias com pessoas que passam por diversas dificuldades. Sendo assim, pode ficar tranquilo pois os profissionais que trabalham nela são muito experientes.

Clínicas de reabilitação trabalham diretamente com o paciente e com suas necessidades, sejam elas quais forem.

E, o principal foco no tratamento para dependentes químicos, é a terapia, que pode ser individual ou em grupo.

Essas terapias têm resultados muito positivos já que estimulam o paciente a falar sobre seus problemas e principalmente sobre seus vícios. E reconhecer que você precisa de tratamento, já é um grande avanço.

Conheça os tipos de clínicas de reabilitação

Como já vimos o que são clínicas de reabilitação, está na hora de conhecer quais são os tipos de clínicas que existem.

Existem clínicas que recebem diversos tipos de pacientes, porém, existem algumas clínicas próprias para cada tipo de paciente, como por exemplo:

  • Clínica de reabilitação para homens
  • Clínica de reabilitação para mulheres
  • Clínica de reabilitação apenas para alcoólatras
  • Clínica de reabilitação apenas para dependentes químicos
  • Clínica de reabilitação para pessoas com outros tipos de transtorno psicológico, como a esquizofrenia por exemplo

 

Sendo assim, para o seu maior conforto, você pode escolher o tipo de clínica que mais se adapta às suas necessidades, para que você possa ter o melhor tratamento focado no seu problema.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são clínicas de reabilitação, não deixe de procurar o tratamento adequado caso você se identifique e precise de um. Dependência química não é motivo para vergonha, priorize sempre sua saúde.

E se você conhece alguém ou tem um familiar que precisa de ajuda, converse com ele e juntos, procurem por uma clínica de reabilitação.