Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Tratamento para alcoólatras: Onde encontrar?

A maior parte das pessoas que possui familiares ou amigos com problemas com álcool buscam por locais onde possam realizar tratamento para alcoólatras.

Nem sempre, entretanto, é fácil encontrar um local apropriado e seguro, que garantirá que o resultado será realmente positivo.

Por conta disso, o objetivo desse artigo é mostrar onde você poderá encontrar tratamentos para alcoólatras que sejam realmente de qualidade.

Mais do que isso, você entenderá mais sobre os tratamentos existentes para reabilitar quem sofre com esse tipo de vício.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Saiba onde é possível encontrar tratamento para alcoólatras

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, não só uma doença, como também um tipo de transtorno mental e comportamental.

Esse transtorno é associado ao uso excessivo do álcool, que pode acarretar em diversos problemas à vida de um indivíduo.

Por tudo isso, o alcoolismo também é considerado como um problema social, visto que as questões profissionais e pessoais dos alcoólatras também são totalmente afetadas.

Ou seja, o problema vai muito além da questão física, também atinge o psicológico dos pacientes que sofrem com esse vício.

Uma pessoa que possui alcoolismo apresenta sintomas como a dificuldade de controlar o consumo de álcool, que significa não conseguir para de beber após começar, e o desejo forte de realizar o consumo da substância.

Com o tempo, ela também vai mostrando maior resistência ao álcool, fazendo com que beba sempre mais, bem como passa a dar total prioridade, na vida, à substância ao invés de outros assuntos ou atividades.

Atualmente, a própria OMS estima que em torno de 10% de toda a população mundial possua problemas relacionados ao vício no consumo de álcool.

Sendo assim, torna-se de suma importância que o tratamento para alcoólatras, em suas mais variadas formas, seja amplamente divulgado.

Apenas assim será possível que parentes e amigos de indivíduos que sofrem com o alcoolismo possam estar mais conscientes sobre como e onde buscar ajuda.

Mas quais são os tratamentos existentes, no momento, para os alcoólatras?

 

Tratamentos para alcoólatras: Conheça mais sobre eles

O tratamento do alcoolismo, segundo especialistas na área, deve ser realizado de forma multimodal, ou seja, com muitos modos diferentes.

Isso significa que tratar essa doença vai muito além da prescrição de medicamentos pelo profissional e do uso pelo paciente.

É preciso também que o mesmo conte com total suporte psicológico e ainda social, o que o ajudará a superar o problema.

Antes de fazer o uso de qualquer medicamento, aliás, o mesmo deve ser bem avaliado pelo médico, para que não venha a produzir efeitos colaterais sérios e prejudicar ainda mais o paciente.

Pode-se utilizar, entre os remédios indicados para tratamento do alcoolismo, a Naltrexona e o Dissulfiram, por exemplo.

De um modo geral, qualquer tratamento para alcoólatras, mesmo em clínicas particulares, envolve também a participação em grupos do AA (Alcoólatras Anônimos).

Esse é um grupo de suporte conhecido mundialmente com o objetivo de reunir pessoas com o vício em álcool e, assim, ajudá-las a superar o problema.

Obviamente, os encontros do AA não são suficientes, em sua totalidade, para fazer com que o paciente venha a recuperar-se do alcoolismo, com muitos, inclusive, não tendo respostas eficientes ao estilo de abordagem.

 

Tratamento para alcoólatras: Internação voluntária e involuntária

Uma outra solução, que costuma ser bastante eficiente, trata-se da internação do paciente com o objetivo de se promover a desintoxicação do álcool.

A internação pode ser realizada de duas formas: voluntária e involuntária.

A internação voluntária é aquela em que o paciente, por vontade própria, resolve buscar auxílio, dando totalmente consentimento para a realização do tratamento.

É buscada sempre por aquelas pessoas que reconhecem que possuem o problema e que estão dispostas, portanto, a livrar-se do mesmo para voltar a ter uma vida normal.

O outro tipo de internação possível é a internação involuntária, que ocorre quando a pessoa com alcoolismo está em um estado mais avançado ou mais grave da doença.

Nessas situações, ela não reconhece que possui o vício e, portanto, não aceita o tratamento para o mesmo.

Por conta disso, a família, preocupada com os efeitos negativos ou deletérios do álcool na vida do familiar, busca pela internação do mesmo em clínicas especializadas.

É importante ressaltar que há muito desconhecimento do tratamento para alcoólatras pela internação involuntária, acreditando-se tratar de algo desumano.

Entretanto, há uma lei (10.216), inclusive, que ampara esse tipo de tratamento, assegurando que os familiares possuem o direito de pedir a intervenção do paciente visando seu próprio bem.

 

Tratamento para alcoólatras: Onde encontrar?

Agora que você pôde ver o que é o alcoolismo e os tipos de tratamentos para alcoólatras existentes, é hora de compreender onde encontrar.

Não há dúvidas de que buscar por auxílio profissional, em clínicas especializadas, está entre as melhores opções de tratamento para viciados em álcool.

Sendo assim, você pode encontrar esse tratamento no Grupo Braços Abertos – Reabilitação Humana, que é especializado para tratar tanto dependentes químicos em geral quanto alcoólatras.

As clínicas do Grupo Braços Abertos trabalham tanto com tratamentos voluntario, quanto involuntários e compulsórios.

Elas possuem ambientes próprios e exclusivos para atender tanto o público feminino quanto masculino, de adolescentes a idosos, permitindo que os pacientes tenham um ótimo bem-estar.

No Brasil inteiro, você pode encontrar clínicas do Grupo Braços Abertos, que irão atuar com mudanças comportamentais, emocionais e físicas.

Portanto, esse é um local, com mais de 10 anos de experiência, em que você pode encontrar tratamento para alcoólatras com qualidade de verdade!

 

Conclusão

Como você viu, o alcoolismo é definido como uma doença pela OMS, atingindo mais de 10% de toda a população mundial, afetando a vida das pessoas tanto no âmbito físico, quanto psicológico e social.

Neste texto, você pôde ver o que é o alcoolismo, incluindo os sintomas mais comuns, bem como as formas de tratamento disponíveis para essa doença.

Além disso, mostramos onde é possível encontrar, aqui no Grupo Braços Abertos, um excelente local para realizar o tratamento para pessoas com vício em álcool.

Gostou do artigo de hoje sobre onde encontrar tratamento para alcoólatras?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.