Tratamento masculino

Homens que possuem problemas com substâncias químicas, como as drogas, e com o álcool necessitam de um tratamento masculino.

As clínicas de recuperação, atualmente, já possuem unidades voltadas exclusivamente para a internação e o tratamento de homens e de mulheres separadamente.

Isso acontece porque os homens e as mulheres possuem diversas particularidades, em fatores distintos, o que faz com que o tratamento necessite ser feito em locais diferentes.

Quando trata-se da dependência química, as diferenças nessas particularidades também existem, o que faz então com que os homens necessitem de um local onde haja o tratamento masculino.

Homens e mulheres possuem suas particularidades em diversos fatores. E tratando-se de dependência química, as coisas não são diferentes.

A imensa maioria dos pacientes que são afetados com o alcoolismo e com a dependência química são homens, por isso é necessária uma maior abordagem específica quando pacientes do sexo masculino chegam em uma clínica.

O próprio local, onde há apenas pessoas do mesmo sexo, ajuda os pacientes a sentirem-se mais à vontade e, assim, conseguirem obter maior êxito no tratamento.

Os problemas ocasionados ao homem pelo consumo de álcool e drogas

A dependência do álcool e das drogas pode ocasionar diversos tipos de doenças que acometem pessoas dos dois gêneros, isso é um fato.

Entretanto, há algumas doenças que costumam acometer especificamente os homens que abusam de substâncias químicas de forma geral.

É o caso, por exemplo, do uso de substâncias químicas proibidas como os anabolizantes, que podem acometer o desenvolvimento hormonal masculino quando feito na adolescência.

Os adolescentes podem ter o desenvolvimento dos testículos comprometido, além de infertilidade e ainda do risco da impotência sexual, ainda mais quando o uso é feito de forma contínua e abusiva.

O álcool é uma outra substância que prejudica bastante a saúde do homem de forma geral, podendo aumentar os riscos de uma vida mais desregrada e, logo, de se contrair DST’s.

Além disso, a qualidade do sêmen fica comprometida com o consumo constante e abusivo do álcool, com a redução da quantidade de espermatozoides, ocasionando infertilidade.

O próprio tabaco é uma outra substância química que afeta também o organismo masculino, ocasionando a importância sexual.

Por todos esses problemas ligados à sexualidade é que é importante que os homens busquem por um tratamento masculino em clínicas especializadas para alcoólatras e dependentes químicos.

O tratamento masculino em uma clínica de recuperação

O tratamento masculino realizado em uma clínica de recuperação específica para homens é importante para garantir que o indivíduo se sentirá mais aberto para aceitar o tratamento e conseguir alcançar o controle desejado.

Homens e mulheres, em geral, tendem a não sentir-se bem e confortáveis dentro de um mesmo ambiente para o tratamento do alcoolismo ou da dependência química.

Então sabendo disso é que as clínicas de recuperação passaram a oferecer opções exclusivas para cada sexo, o que ajuda a abordar o paciente de acordo com as necessidades que possui e o tratamento necessário para seu caso.

Um tratamento em uma clínica de recuperação masculina permite um maior conforto e uma privacidade bem maior para que os pacientes homens possam aderir aos métodos para tratar os problemas que possuem.

Como o tratamento em uma clínica masculina é feito?

Primeiramente, o tratamento começa ainda mesmo no momento da internação, que pode ser feita de forma voluntária ou involuntária.

A internação voluntária é aquela na qual o paciente, reconhecendo o problema que possui, busca por auxílio por decisão própria, aceitando o tratamento que é feito com o seu consentimento.

Já a internação involuntária acontece quando o paciente não reconhece a dependência que possui e recusa-se a aceitar qualquer tipo de tratamento ou ajuda.

Nessa situação, a família do indivíduo intervém diretamente requisitando a internação dele, para manter a segurança dele e de terceiros.

Depois, o paciente chega até a clínica e são feitas uma avaliação e uma análise sobre a sua situação por parte da equipe do local, formada por profissionais como psiquiatras e psicólogos.

O intuito em entender exatamente a situação do paciente e assim indicar o tratamento mais indicado para ele, com o uso de todos os métodos necessários.

É importante que uma clínica ofereça os mais diversos tipos de métodos de tratamento, para que assim possa atender de forma completa todos os seus pacientes.

Métodos de tratamento em uma clínica masculina

Os métodos, como dito, podem variar bastante de acordo com cada paciente e a situação específica dele.

O uso da psicoterapia é recomendado para quase todos os casos, podendo o paciente ser acompanhado apenas individualmente ou ainda participando de grupos de reunião/ajuda.

Esse tipo de tratamento pode ser feito tanto com um psiquiatra quanto por um psicólogo, de acordo com as diretrizes da clínica.

Uma outra forma de tratamento importante é a desintoxicação do paciente, método esse que consiste em ele ser acompanhado durante 24 horas por uma equipe de profissionais da saúde.

O objetivo desse tratamento é permitir que toda a substância química, seja drogas ou álcool, seja retirada do organismo do paciente, para então dar início aos próximos passos.

A utilização de medicamentos também é indicada em diversas situações, já que muitas vezes os pacientes chegam bastante debilitados até as clínicas de recuperação, com doenças físicas e mentais.

De acordo com o quadro constatado pelos profissionais, o paciente receberá medicamentos indicados para os problemas que possui.

É preciso que haja um acompanhamento por parte do médico para o uso de medicamentos específicos, evitando assim que o paciente venha a tornar-se dependente dos mesmos.

Como você viu aqui, o tratamento de dependentes químicos do sexo masculino deve ser feito em uma clínica especializada e voltada apenas para homens, de modo que eles sintam-se bem mais confortáveis e com máximo de privacidade.

Aqui você pôde conhecer mais sobre como se faz um tratamento em uma clínica masculina e como é importante para a plena recuperação dos pacientes.

Ajudamos milhares de pessoas a mudar suas vidas com nossos programas de tratamento em todo o país.

solicite agora com nossos terapeutas de plantão 24 horas – +55 (011) 99728-2002

Compare listings

Comparar