Telefone:

(11) 97333-2909 | (011) 4024-2951

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Tratamento do Alcoolismo

Alcoolismo. Uma palavra que, com certeza você já ouviu falar. Mas você sabia que o alcoolismo é uma doença? Não há uma cura propriamente dita. Mas o tratamento do alcoolismo é possível.

Dizer que o alcoolismo é uma doença não é exagero, nem um “achismo”. A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) assim o define.

O alcoolismo é um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de álcool.

Uma pessoa alcoolista, ou seja, que possui a doença (alcoolismo), pode ser confundida com alguém que consome muita bebida alcoólica.

Mas nem todas as pessoas que consomem álcool são alcoolistas. Existem alguns sintomas que podem definir um alcoólatra. Veja a seguir alguns deles:

  • Forte desejo de beber: um desejo muito maior do que uma simples vontade de tomar uma cervejinha, um vinho, que “bebedores” casuais possuem.
  • Dificuldade de controlar o consumo: não conseguir parar de beber depois de ter começado.
  • Uso continuado apesar das consequências negativas: a pessoa continua bebendo, mesmo sabendo que está lhe fazendo mal, mesmo tendo passado por experiências ruins.
  • Maior prioridade dada ao consumo da bebida em detrimento de outras atividades e obrigações: nada é mais importante do que consumir álcool. Nem trabalho, nem estudos, nem família, nem amigos, nada.
  • Aumento da tolerância: se torna necessário consumir doses cada vez maiores de bebida alcoólica para satisfazer o organismo.
  • Possível estado de abstinência física: quando a pessoa fica um tempo sem consumir o álcool, o corpo sente falta e sintomas físicos começam a se manifestar como dores de cabeça, tremores, entre outros. A mente do alcoólatra começa a “interpretar” o álcool como algo vital. Como se fosse água, que é indispensável para o corpo.

Como funciona o tratamento do alcoolismo

Como funciona o tratamento do alcoolismo

O tratamento do alcoolismo deve ser multimodal. Ou seja, ele deve envolver tratamento a médico, psicológico e social.

O tratamento médico consiste na desintoxicação, como primeiro passo.

Seria a interrupção do consumo de toxinas ou a limpeza das toxinas deixadas no corpo pelo álcool. Essa limpeza pode ser feita por meio de dieta, jejum ou limpeza do cólon.

Além da desintoxicação, o tratamento do alcoolismo pode ser feito com sedativos, vitaminas e outros tipos de medicamentos específicos para combater a doença.

Falando do tratamento psicológico, podemos citar algumas atividades como o aconselhamento, grupos de apoio (como o Alcoólicos Anônimos, por exemplo), terapia em grupo, terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia.

No tratamento social, o paciente participa de atividades recreativas, dinâmicas em grupo, prática esportivas e todo tipo de atividade social que ajude o paciente a entender que pode ser útil para outras pessoas com suas habilidades particulares.

Todos esses cuidados que envolvem o tratamento do alcoolismo são realizados nas unidades da Clínica Braços Abertos.

Destacamos que o alcoolismo, apesar de possuir sintomas comuns entre os pacientes, exige uma avaliação personalizada. Isso quer dizer que cada paciente possui motivos diferentes pelos quais o fizeram tornar-se dependente do álcool.

Para descobrir esses motivos, nossa equipe terapêutica realiza uma entrevista com o paciente para daí então decidir qual será o próximo passo, qual o tratamento ideal para aquele caso específico.

Além da questão psicológica, também avaliamos a saúde física dos pacientes realizando exames médicos. O alcoolismo causa diferentes males de acordo com cada paciente.

Por isso a avaliação médica é feita e, dependendo da saúde atual do paciente, o tratamento do alcoolismo segue o rumo necessário.

Entre em contato com a Clínica Braços Abertos para saber mais detalhes sobre o tratamento do alcoolismo e nos conhecer melhor!

WhatsApp chat