Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Saiba como ter uma boca saudável após o vício em álcool

Abandonar um vício não é uma tarefa fácil. Entre os vícios mais comuns, o alcoolismo é um dos que mais impacta a população brasileira, afetando não somente as condições físicas e psicológicas, como também a saúde bucal. Por isso, daremos algumas dicas sobre como ter uma boca saudável após o vício em álcool.

O que é esse vício?

Inicialmente, é importante explicar como o vício em álcool ocorre e de que maneira ele afeta a saúde das pessoas ao longo do tempo.

Existe uma vasta diversidade de bebidas alcoólicas, cada uma com uma porcentagem específica de teor alcoólico. Naturalmente, as bebidas com teor alcoólico mais alto causam efeitos mais fortes do que bebidas com teor menor.

O vício, porém, pode ocorrer mesmo com uma porcentagem de álcool baixa nas bebidas.

A cerveja, por exemplo, é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas e que causam esse vício, mesmo sendo uma bebida com teor alcoólico mais fraco.

Nesse sentido, quando uma pessoa faz o consumo dessas substâncias, ela pode acabar se tornando dependente, ou seja, demanda continuar consumindo para sobreviver e, por isso, se torna um vício.

Efeitos negativos

Por se tornar um vício, e por conta do alto teor alcoólico das bebidas, esse consumo pode trazer uma série de problemas para a saúde das pessoas, tais como:

  • Problemas cerebrais;

  • Disfunções motoras;

  • Danos ao fígado;

  • Problemas psicológicos;

  • Doenças cardíacas.

Recuperação

Obviamente, sair desse vício não é uma tarefa simples e fácil, necessitando, muitas vezes, de acompanhamento médico e psicológico.

Existem diversas maneiras de superar um vício, como buscando terapia, tratando em clínicas especializadas ou tomando remédios diários.

Independentemente de como a pessoa opta por sair desse vício, é fundamental que ela tenha um acompanhamento com médicos especializados em saúde física, psicológica e também bucal.

Inclusive, o acompanhamento multiprofissional pode ser necessário, conciliando a atuação de diversos profissionais para restabelecer a saúde.

A seguir, falaremos mais da relação entre a recuperação do vício e os danos causados à saúde bucal dos alcoólicos.

Alcoolismo e a saúde bucal

Como tudo está conectado, naturalmente, o alcoolismo afeta a saúde bucal por prejudicar a saúde física e psicológica das pessoas. Mas, além disso, envolve também uma questão dos componentes do álcool, que podem ser prejudiciais para a saúde dos dentes e a mucosa bucal.

Nesse sentido, é importante que as pessoas que se recuperaram desse vício ou que estão em processo de recuperação, procure por dentistas para realizar tratamentos rotineiros e/ou específicos.

Nesse sentido, desde utilizar um aparelho de dente para recuperar a estruturação dos dentes durante esse processo, ou antes de um clareamento, para recuperar o sorriso de forma integral, bem como o próprio clareamento podem ser necessários.

Conforme o vício foi se instaurando e o consumo do álcool foi aumentando, a estrutura da arcada dentária pode sofrer com disfunções, acarretando em erosões, inflamações e quedas.

Nesse quesito, diversos instrumentos podem ser utilizados para trabalhar nessa recuperação, como o próprio aparelho ortodôntico e implantes, que costumam ser utilizados na reestruturação do sorriso e no alinhamento, podendo ser complementados.

A importância dos dentistas

Esses tratamentos que mencionamos, como o uso de aparelhos dentários, só podem ser aplicados pelos dentistas, que são médicos especialistas nos cuidados com a saúde bucal.

Justamente por isso, eles tem suma importância na recuperação de alcoólatras, pois trabalham diretamente nos cuidados dos dentes das pessoas, que podem ter bastante influência na qualidade da recuperação desse vício.

Sofrer com problemas no dente, como perder a coloração e precisar de realizar sessões de clareamento dental, pode ser prejudicial – até que o tratamento seja realizado e recupere o bem-estar.

Além de ser uma questão de saúde, que pode gerar dores incômodas ou doenças mais sérias, também envolve uma questão de autoestima, que é parte fundamental do processo de recuperação dos viciados.

Os dentistas também podem auxiliar em outros tratamentos, de acordo com cada situação.

Se existe um problema específico em apenas um dente, o que pode ocorrer, principalmente naqueles com acesso dificultado, eles podem recomendar o uso de lente de contato dental, que é um instrumento que permite a flexibilidade de aplicar em dentes específicos.

Por fim, as clínicas e consultórios também são importantes em tratamentos mais sérios, em que os alcoólatras acabaram danificando totalmente suas arcadas dentárias e os dentes foram caindo naturalmente.

Como os dentes permanentes não nascem outra vez, é necessário, nesse tipo de situação, implementar próteses para substituir os dentes perdidos.

Desse modo, o instrumento mais utilizado e recomendado para posicionar essas próteses, é o implante dentário, que ajuda aqueles que se recuperaram, ou estão em recuperação, a terem novamente um sorriso bonito.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.