Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Quais fatores influenciam o uso de álcool?

Quando falamos sobre o alcoolismo, nada mais comum do que as pessoas se perguntarem sobre quais são os fatores que influenciam o uso de álcool.

Há componentes psicológicos envolvidos? Há fatores sociais? Existem questões genéticas que ocasionam esse problema?

Para saber a resposta para essas perguntas, não deixe de acompanhar esse artigo até o final, pois aqui iremos abordar tudo sobre o tema.

Dessa forma, você poderá saber mais sobre o que pode estar influenciando você ou um familiar seu a fazer o consumo de álcool de forma abusiva.

Portanto, vamos lá e boa leitura!

 

Uso de álcool: Quais são os fatores que podem influenciar?

Em todo o mundo, muito se fala sobre o vício ou a dependência de drogas, visto que esse é, realmente, um tema bastante sério na sociedade.

Entretanto, ao mesmo tempo é normal ver que muitos não parecem considerar como tão sério assim o alcoolismo, o vício no consumo de álcool que atinge mais de 10% da população mundial.

Desse modo, torna-se essencial falar sobre o tema, demonstrando os fatores que podem estar envolvidos no uso de álcool que levam ao vício.

O conhecimento nesse assunto pode, inclusive, deixar os familiares em alerta para conseguir tratar e evitar problemas no consumo de álcool abusivo em pessoas próximas.

 

Histórico familiar

Um dos fatores que podem ser considerados para o uso de álcool de forma abusiva até esse tornar-se como um vício é o histórico familiar.

Quando alguém possui na família pessoas próximas que sofreram com a doença, principalmente pai ou mãe, há um risco maior de que ela também venha a consumir a bebida em excesso.

Isso conta muito mais como um fator social, pois tem relação com o meio em que o indivíduo está envolvido do que com questões genéticas ou hereditárias, como muitos acreditam.

 

Fatores Sociais

Por falar nisso, os fatores sociais podem ser considerados como alguns dos principais motivos que influenciam o uso de álcool e que podem levar ao alcoolismo.

Ter pessoas próximas, sejam amigos, colegas ou, principalmente, familiares que fazem o uso de álcool em excesso pode ocasionar a utilização e, posteriormente, o vício na substância.

Além do próprio meio em que vive, levando-se em conta a família e os amigos, a própria mídia, nacional e mundial, acaba sendo fator importante no incentivo ao consumo de álcool.

Basta ver como, por exemplo, empresas ou cervejarias estão patrocinando eventos esportivos, que atraem a atenção de milhares de pessoas.

Ao tornar o consumo de álcool como algo natural ou até “necessário”, isso acaba influenciando as pessoas a utilizarem a substância em suas vidas de modo constante.

 

Fatores psicológicos (transtornos da mente)

Sabia que fatores psicológicos, relacionados com os transtornos da mente, podem acabar levando as pessoas a utilizarem o álcool de forma abusiva?

Muitas pessoas que sofrem com o alcoolismo apresentam, conjuntamente, problemas como depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada.

O álcool, portanto, acaba entrando na vida desses indivíduos como uma válvula de escape para que eles possam esquecer ou combater os problemas que possuem.

Assim, é normal consumir bebidas alcoólicas para suprimir emoções, como tristezas e sentimento de vazio, por exemplo, que costumam acometer esses pacientes.

Pessoas que sofreram com grandes traumas, e por isso sofrem também com transtorno pós-traumático, como no caso de um acidente ou mesmo um abuso na infância, também costumam tornar-se dependentes do consumo de álcool.

 

Problemas familiares

Outra questão que costuma “empurrar” muitas pessoas para o uso de álcool de forma excessiva é a constância dos problemas familiares.

Esses problemas podem ser atritos constantes com os pais, que levam muitos adolescentes a procurarem o álcool como escape, ou mesmo problemas com o cônjuge, que também têm essa influência negativa.

Outro fator relacionado aos problemas familiares é a questão econômica, pois influenciam bastante as pessoas a acabarem buscando o uso do álcool como uma solução.

Fins de relacionamentos, seja um namoro ou mesmo um divórcio, também costumam ser citados como catalisadores de um possível vício em álcool.

 

Idade com que começou a usar álcool

Outro fator que pode contar muito para que algumas pessoas venham a utilizar o álcool e tornarem-se viciadas diz respeito a idade com que elas começaram a beber.

Quanto mais cedo essas pessoas foram envolvidas no mundo do consumo alcoólico, maiores são as chances de que elas venham a desenvolver o vício.

Isso porque o organismo vai tornando-se cada vez mais resistente ao álcool, fazendo com que elas venham a precisar consumir maiores quantidades para satisfazer a necessidade.

Devido a essa questão, é normal que essas pessoas acabem, no final, consumindo grandes quantidades, diariamente, de bebidas alcoólicas, não conseguindo livrar-se do vício desenvolvido.

 

Grupo Braços Abertos: Clínica de Reabilitação para Alcoólatras

Para você que enfrentam, no momento, o vício em álcool ou possui algum familiar que está nessa luta, nós do Grupo Braços Abertos podemos lhe auxiliar.

Possuímos mais de 10 anos de experiência nessa área, contando com clínicas em todo o Brasil, especializadas para receber públicos exclusivos, como homens, mulheres, idosos e adolescentes.

Isso significa, portanto, que possuímos o tratamento indicado para cada grupo de pessoas que possui o vício em bebidas alcoólicas, aumentando as chances de bons resultados.

Já são milhares de pessoas que passaram pelos nossos tratamentos e conseguiram superior o alcoolismo de forma eficaz.

Nossa equipe multidisciplinar conta com médicos, psicólogos e terapeutas especializados nesse vício e nas formas de trata-lo.

Além disso, nossos colaboradores possuem experiência na área para melhor tratar cada paciente que passa por aqui!

 

Conclusão

Como você viu, o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas é um grande risco para qualquer pessoa, podendo vir a causa a dependência da substância.

Quando isso ocorre, é normal que o paciente passe por episódios de grandes consumos de álcool, em que não consegue parar de beber após começar.

Neste texto, mostramos a você alguns dos principais fatores que estão envolvidos no uso de álcool de forma abusiva e levando ao vício.

Isso serve para que seja possível você observar que fatores podem lhe afetar, bem como a seus familiares e amigos, no risco de vir a tornar-se alcoólatra.

Gostou do artigo de hoje sobre quais fatores influenciam o uso de álcool?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.