Telefone:

(011) 99006-4900| (011) 4024-2951

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Por que estar numa clínica de recuperação de alcoólatras?

Muitas pessoas estão sofrendo com o vício em álcool, substância bastante comum no dia a dia do brasileiro, mas poucos sabem os motivos de porquê estar em uma clínica de reabilitação de alcoólatras.

Esses locais podem fazer toda a diferença no resultado do tratamento do alcoólatra com o vício que possui, mas muitos ainda os veem com desconfiança.

Por conta disso, nosso objetivo é mostrar alguns dos motivos que justificam uma pessoa com esse tipo de vício estar em uma clínica de recuperação de alcoólatras.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Clínica de recuperação de alcoólatras: Por que estar em uma?

É possível afastar-se do vício

Quando uma pessoa que possui vício em alguma substância não está em tratamento ou mesmo está mas continua em contato com locais onde ela está disponível, é normal que fique tentado a busca-la sempre.

Assim, ela acaba criando formas de conseguir ter acesso ao álcool, principalmente através da manipulação das pessoas próximas.

Sendo assim, torna-se muito mais difícil conseguir largar o vício, até porque não há como ter um controle sobre o dia a dia do alcoólatra.

Quando ele adentra em uma instituição como uma clínica de recuperação de alcoólatras, garante-se que o dependente estará afastado, de verdade, do vício que possui.

Aliás, um dos principais motivos para internação em uma clínica de recuperação é, justamente, manter o dependente afastado dos ambientes que apresentam riscos para que ela venha a utilizar a substância.

 

Permite um maior autoconhecimento

Ao estar vivendo um local estritamente voltado ao tratamento contra o álcool, o alcoólatra passa a ter a chance de conseguir obter um maior autoconhecimento sobre si mesmo.

Com todo o suporte terapêutico e de grupos de apoio, ele poderá passar a ter um senso crítico mais rápido e efetivo do que sozinho.

Isso porque quando um dependente está sozinho, ele costuma sofrer com lapsos, principalmente em momentos em que está sofrendo com a desintoxicação da substância.

Portanto, a clínica de recuperação de alcoólatras é um espaço propício para que as pessoas possam passar a se conhecer melhor e a, inclusive, repensar o vício que possuem.

 

Apoio de uma equipe multidisciplinar

As clínicas voltadas para a recuperação de dependentes químicos, como os alcoólatras, contam com uma equipe formada por profissionais das mais diversas áreas.

Assim, torna-se mais fácil que o mesmo venha a passar pelo tratamento multimodal, que é indicado para esse tipo de vício.

Em outras palavras, isso significa que o paciente terá um tratamento completo, com cada área complementando as outras.

Ou seja, é possível fazer uso dos medicamentos prescritos pelo médico, principalmente para reduzir os sintomas da abstinência, ao mesmo tempo em que se tem apoio terapêutico de psicólogos e grupos de suporte.

É por conta disso, inclusive, que torna-se essencial sempre buscar conhecer o corpo de profissionais da clínica onde ocorrerá a internação, para saber se ele atende todos os requisitos.

 

Restauração do bem-estar físico e mental

Uma pessoa que enfrenta um vício como o do álcool passa a sofrer com um grande desgaste físico e mental, ocasionando pelo consumo constante dessa substância.

Em uma clínica de recuperação de alcoólatras, ele terá todo o suporte alimentar e de atividades físicas necessárias para a recuperação completa do bem-estar físico e mental.

Aliás, esse é um ponto importante ao escolher uma boa clínica de recuperação, pois por mais que muitos não deem a importância necessária, ter uma equipe na área de atividade física e nutrição é essencial para a recuperação do dependente.

 

Existe um ambiente seguro e confortável para o dependente

Mais um motivo de porquê um depende estar em uma clínica de recuperação de alcoólatras é a existência de um ambiente seguro e confortável para ele.

Ao estar em sua casa, por mais que esse seja o seu lar, o local pode servir como um gatilho para recaídas, levando-se em consideração que o mesmo pode vir a ter lembranças do uso da substância.

Assim, é importante afastar o alcoólatra de locais que possam não ser seguros para ele na luta contra o vício, e é nesse ponto que uma clínica de recuperação torna-se essencial.

Nas clínicas, ele encontrará um ambiente seguro e livre de riscos, pois não é permitida a entrada de substâncias químicas no local, bem como encontrará conforto com a equipe que o está auxiliando no tratamento.

Desse modo, é preciso também desmistificar a visão existentes acerca das clínicas de recuperação, de que elas são “prisões para dependentes”.

 

Apoio e acompanhamento nas situações mais delicadas

Como o último dos principais motivos de porquê o dependente estar em uma clínica de recuperação de alcoólatras está a questão do apoio e do acompanhamento em fases mais delicadas.

Entre as fases mais complicadas, podemos ressaltar aqui a abstinência, período em que o indivíduo está altamente vulnerável, podendo apresentar riscos para ele mesmo e até para terceiros.

Em uma clínica de recuperação, ele encontrará tudo o que precisa, em termos de segurança e suporte, para passar por esse momento da melhor forma possível.

 

Grupo Braços Abertos

Caso você esteja em busca de uma clínica de recuperação de alcoólatras, para internação voluntária ou involuntária, você pode contar conosco, do Grupo Braços Abertos.

Possuímos clínicas nas mais diversas cidades brasileiras, contando com uma equipe de profissionais, como médicos, psicólogos e colaboradores, especializada no tratamento de dependentes em álcool.

Portanto, em nossas clínicas o paciente terá um ambiente seguro, confortável e que garante a plena recuperação do vício que o mesmo possui.

 

Conclusão

Como você viu, quem possui um vício em álcool tem como uma das formas de tratamento as clínicas de recuperação de alcoólatras, sendo esse um espaço muito indicado para os dependentes.

Neste texto, mostramos alguns dos principais motivos que fazem com que seja extremamente importante para os dependentes em álcool estarem em uma clínica desse tipo.

Caso precise de uma clínica confiável para a recuperação do alcoolismo, nós do Grupo Braços Abertos podemos lhe auxiliar!

Gostou do artigo de hoje sobre por que estar em uma clínica de recuperação de alcoólatras?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco.