Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

O Tratamento em uma Clínica De Recuperação Para Dependentes Químicos

A clínica de recuperação para dependentes químicos é muito importante na vida de pessoa que precisam de tratamento contra drogas, álcool e outros tipos de dependência.

A cada ano, sobe o número de pessoas que possuem vício em alguma substância química, tornando-as dependentes e vulneráveis, e apenas um tratamento adequado é capaz de livrar uma pessoa da dependência.

A dependência química é vista por muitas pessoas como uma forma de rebeldia, ou até como falta de responsabilidade.

Porém, a dependência química vai muito mais além disso, e sobre isso que vamos falar aqui.

Você vai entender melhor neste post, porque o tratamento em uma clínica de recuperação para dependentes químicos e tão importante e entender mais sobre o que é essa doença.

Entenda o que é a dependência química

Diferente do que muitas pessoas pensam, a dependência química não é apenas o uso de substâncias químicas como as drogas. Ela vai muito além disso.

A dependência está no que acontece por dentro da mente de uma pessoa que a leva a experimentar as drogas.

E os motivos que levam uma pessoa a usar drogas são muitos, e não é simplesmente uma falta de responsabilidade.

As drogas, na maioria das vezes, servem para aliviar alguma emoção que uma pessoa possa estar sentindo, emoções como:

  • Estresse grande no dia a dia
  • Falta de motivação para a vida
  • Traumas fortes como perdas de um familiar
  • Traumas sofridos durante a infância que não foram curados
  • Problemas financeiros
  • Problemas no casamento
  • Presença de alguma doença psicológica

 

Todos esses fatores contribuem para que uma pessoa pense pelo menos em experimentar a droga por uma vez. E com o tempo, a pessoa vai se viciando, e consequentemente se tornando um dependente químico.

 

Como saber se me tornei dependente químico?

A dependência química, assim como qualquer doença, deixa seus sinais, e eles são vistos através de reações e através do próprio corpo de uma pessoa.

Uma das reações mais comuns de um dependente químico, é a agressividade. Pessoas que são viciadas em algumas drogas costumam ser mais agressivas.

Problemas para dormir também são comuns em pessoas dependentes, acompanhados de ansiedade e muitas vezes por sintomas depressivos.

Além disso, a principal forma de saber se você se tornou dependente químico, é observar se você consegue ficar sem usar a substância e sentir bem com isso.

O dependente químico, quando fica sem usar a droga, tem sintomas como tremores, suor excessivo, ansiedade constante e agressividade constante.

Se você se identifica com esses sintomas, provavelmente você é um dependente e precisa de um tratamento em uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

 

Como é a recuperação em uma clínica?

O processo do tratamento em uma clínica de recuperação para dependentes químicos é sempre muito complexo, pois envolve a saúde da pessoa de maneira integral.

Na clínica de reabilitação, a pessoa recebe atendimento de médicos psiquiatras, enfermeiros e consultas terapêuticas constantes, para que a cada dia, ela se sinta melhor física e emocionalmente.

Como na clínica a pessoa estará mais afastada e sem acesso as drogas, ela irá aprender a viver de novo sem esse tipo de substância e entender que ela não precisa dos efeitos da droga para se sentir bem.

Nessa fase, a família tem um papel muito importante de apoio, pra lembrar o paciente todo o tempo que ele não está sozinho nesse momento tão difícil.

 

Conclusão

Se você é um dependente, não deixe de procurar uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Você terá todo o apoio necessário para sua recuperação

Se você conhece alguém que está passando por essa dificuldade, sempre procure conversar e entender o que essa pessoa precisa, indique o tratamento e dê o apoio, porque é tudo que um dependente precisa nesse momento.