Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Entenda Como é o Tratamento Para Dependência Química

A procura por um tratamento para dependência química ainda é grande, principalmente por famílias que sofrem vendo seu parente passando por essa situação difícil.

O tratamento para a dependência química é a forma ideal para que o dependente se livre do vício e consiga reconhecer de volta sua identidade e ter uma vida comum novamente.

O tratamento, normalmente é feito em clínicas de reabilitação, com todo o suporte necessário para atender todas as necessidades do paciente.

E é sobre esse tratamento que nós vamos falar neste artigo. Fique até o final para entender como é o tratamento para dependência química.

 

Primeiro passo para o tratamento

Sempre que falamos em tratamento para dependentes químicos, é importante ressaltar que, quanto mais o paciente entende que precisa de ajuda, melhor será a resposta para o tratamento.

Sendo assim, a aceitação do paciente tem papel fundamental para um bom tratamento. Porém, mesmo que ele não aceite de início, ainda sim há esperança para que ele se livre da dependência.

Com uma pessoa procura por um tratamento para dependência química em uma clínica, já é um ótimo sinal de aceitação.

Após a alocação do paciente na clínica de reabilitação, são realizadas várias técnicas de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Dentro dessas técnicas estão incluídas:

 

  • Terapia em grupo
  • Terapia individual
  • Atividades coletivas
  • Acompanhamento médico

Mais abaixo, vamos falar mais um pouco sobre cada tipo de tratamento citado e como eles podem ajudar na recuperação do dependente químico.

 

Terapia em grupo

A terapia em grupo é uma das principais para que o paciente sinta novamente pode conviver em sociedade.

Nos grupos, estão incluídos outros pacientes que passam pelo mesmo problema, sendo assim, há trocas de experiências e diálogos de cada um, desde que seja de sua vontade.

Esse tipo de terapia pode ser considerada um tratamento para dependência química bastante eficaz, além de fazer com que o paciente adquira habilidades para resolução de problemas.

Terapia individual

A terapia individual é semelhante a terapia em grupo, porém, ela é apenas entre o paciente e o profissional de saúde mental, seja um psicólogo ou psiquiatra.

Ali, o paciente pode relatar com confiança seus medos, seus anseios e até mesmo seus motivos de alegrias.

E você pode confiar que, tudo que for dito para o profissional, ficará exclusivamente entre você e ele.

Essa é uma outra forma de tratamento para dependência química que tem muitos resultados, pois a partir dessa terapia, pode-se observar se há ou não a evolução do tratamento.

 

Atividades coletivas

As atividades coletivas também têm ótimos resultados como parte do tratamento para dependência química.

Nela, o paciente aprende novas atividades para distrair a mente e assim, evitar pensamentos em relação aos vícios.

Nessas atividades, os pacientes podem aprender a fazer esportes, a costurar e até a cozinhar.

Além disso, as atividades são feitas com outras pessoas, sendo assim, reforça a habilidade de convívio social para o paciente.

 

Acompanhamento médico

O acompanhamento é fundamental para um bom tratamento para dependência química.

O médico avalia sempre os pacientes para garantir que está tudo bem com sua saúde física e emocional e, dependendo do resultado da avaliação, decide por quanto tempo ainda irá durar o tratamento.

Além disso, é o médico que decide se há a necessidade do uso ou não de medicações.

Não se pode saber ao certo por quanto tempo dura um tratamento, isso depende de cada paciente e da aceitação de cada um, mas o tempo médio para um tratamento, pode variar entre 3 e 4 meses.

 

Conclusão

Agora que você já entendeu como funciona o tratamento para dependência química, não hesite procurar por ajuda profissional caso você precise de uma.

E se você conhece alguém que precisa de ajuda, saiba que buscar pelo tratamento adequado pode ser a chave para livrar sua pessoa amada da dependência química.