Telefone:

(11) 97333-2909 | (011) 4024-2951

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Dependência Alcoólica e Sintomas

O entendimento sobre a dependência alcoólica evoluiu muito no decorre dos anos, antigamente era ligada a característica do caráter de uma pessoa, ou seja, considerada algo de nascença. Hoje é vista como doença nas abordagens da medicina. Se você está passando por dificuldades com alcoolismo ou conhece alguém que está sofrendo, confira neste artigo a dependência alcoólica e Sintomas.

O que é dependência alcoólica?

Considera hoje como uma doença crônica pela OMS (organização mundial da saúde), ou seja, não tem cura, mas pode ser tratada adequadamente em clínicas de reabilitação e tratamento por médicos especializados. A dependência em álcool é uma doença no cérebro, caracterizado por perturbações mentais, neuroquímica e comportamento, devido ao uso excessivo de álcool.

Nos últimos 20 anos, muitos estudos têm sido realizados para a compreensão da doença, diferenciando a doença, a uma falha de carácter moral do indivíduo e sim como uma situação médica que precisa ser tratada.

Não faz muito tempo, que muitas pessoas caracteriza a pessoa de modo pejorativo, quando o indivídua fazia uso excessivo de bebidas alcoólicas, não diferenciando que a pessoa estava doente e precisava de ajuda. Hoje com o avanço da medicina, podemos tratar a dependência alcoólica com métodos que ajuda o paciente a ter uma vida saudável e voltar adequadamente à sociedade e a sua família.

Quais são os sintomas da dependência alcoólica?

O álcool é um reagente tóxico para a maioria dos órgãos do corpo e o uso excessivo está relacionado a diversos problemas de saúde e morbilidade. Geralmente os primeiros sintomas da dependência são:

  • Desejo incontrolável ou compulsão de necessidade de beber;
  • Dependentes tem dificuldades de parar de beber depois de ter começado;
  • Problemas com abstinência física, como náuseas, ansiedades, tremores, suor, entre outros.

Além dos problemas físicos, o alcoolismo arrasta para outros problemas, tanto sociais, emocionais e comportamentais. Os dependentes alcoólicos tendem a beber sozinhos e fora de situações sociais, demonstram agressividade quando confrontados, apresentam também dificuldades em parar de beber mesmo estando embriagados.

Algumas das consequências do uso excessivo de álcool no dependente seriam os problemas mentais, pois apresentam paranoias, alucinações, perda de memória, tremores, insônia e falta de apetite.

Para identificar os sintomas da dependência alcóolica é necessário analisar o quadro geral, identificar quais são os fatores que levaram a pessoa a tornar-se dependente, geralmente são problemas sociais, financeiros, emocionais, etc.

A Clínica Braços Abertos, trabalha no processo de entender quais foram os motivos que levaram o paciente a tal dependência, tentamos encontrar a raiz do problema para levar ao tratamento mais adequado.

Possuímos uma equipe ampla de médicos, especializados diretamente na reabilitação e desintoxicação da dependência alcoólica. Também contamos com uma equipe de terapeutas, psicólogos e psiquiatras que ajudam na recuperação emocional e mental do paciente, resolvendo suas aflições e problemas psicológicos que o álcool possa ter danificado.

Se você está enfrentando problemas com álcool, ou conhece alguém que esteja sofrendo, não hesite em entrar em contato conosco. Nossa equipe de atendentes está pronta para lhe dar o suporte e responder as suas questões.

WhatsApp chat