Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Como O Alcoolismo Pode Causar Danos Cerebrais

O cérebro é um importante órgão do corpo humano. É a partir dele que são emitidos os mais variados comandos para o correto funcionamento dos sistemas corporais. Por esse motivo, o seu adequado funcionamento é imprescindível para manter todo o organismo saudável e em pleno funcionamento. É possível dizer que o cérebro atual em duas grandes frentes no ser humano. Na física, pois está relacionado aos critérios propriamente biológicos do homem, auxiliando no funcionamento de todos os sistemas orgânicos existentes no indivíduo e mental, já que está completamente relacionado à chamada psiquê. Com os estímulos equivocados, o cérebro pode sofrer diversos tipos de problemas e perceber uma considerável limitação de sua atividade normal, sofrendo, portanto, com os inúmeros prejuízos. Um dos estímulos capazes de causar danos cerebrais é aquele desenvolvimento em decorrência do consumo excessivo do álcool. Como O Alcoolismo Pode Causar Danos Cerebrais ?

Isso acontece, porque o álcool atua como um agente depressor do sistema nervoso central, interferindo, significativamente, nos comandos emitidos pelo cérebro e que são fundamentais para o funcionamento do corpo. Portanto, o consumo desmedido de bebidas alcoólicas é capaz de provocar dificuldades cognitivas, de raciocínio, além de comprometer o senso de julgamento e perigo, estimulando a exposição à situações perigosas com uma frequência e riscos descontrolados. Além desses problemas, a ingestão impulsiva de álcool provoca problemas de insônia, causando o popularmente chamado de sono fragmentando, no qual o indivíduo não consegue dormir de maneira linear, acordando diversas vezes e, portanto, não alcançando o descanso necessário.

O uso constante também pode acarretar comprometimento da coordenação motora e do equilíbrio, diminuindo, assim, os reflexos e, aumentando as chances de quedas. Em casos mais severos, o consumo de álcool pode causar a chamada demência alcoólica que, a depender da pessoa, pode ser grave e irreversível.

Considerando as dificuldades e desafios naturais do processo de recuperação do alcoolismo, passando pela resistência do dependente em assumir a doença até o sofrimento dos próprios familiares e envolvidos, é preciso ter consciência de que não se trata de algo simples e de fácil resolução. Vai muito além da pura e simples força de vontade. Obviamente, possuir força de vontade é um grande diferencial para tratar o problema, mas, em algumas situações, pode não ser suficiente. Por esse motivo, a busca por clínicas de reabilitação que auxiliem na recuperação é essencial para garantir o sucesso da melhora. A Clínica Reabilitando Sonhos, é um exemplo de local para assegurar o tratamento de qualidade e voltado para a plena recuperação dos pacientes. Isso, porque, no planejamento dos cuidados, visa oferecer as melhores alternativas de tratamento, conforme o perfil de cada um, percebendo que esse olhar individualizado é essencial para garantir uma recuperação bem-sucedida.

Além da própria clínica, que precisa ser um ambiente acolhedor e comprometido, a família é fundamental no processo de reabilitação, porque é nela que o dependente encontra o conforto necessário para seguir em busca de sua melhora. Por esse motivo, os familiares e envolvidos precisam buscar ajuda e aprender a ter uma nova perspectiva de vida com os olhares voltados ao dependente e sua recuperação.

Entre em contato com o Grupo Braços Aberto.