Telefone:

(11) 97333-2909 | (011) 4024-2951

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Como Lidar Com Alcoólatra Que Não Quer Fazer Tratamento?

O alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Muitos alcoólatras ainda não aceitam que estão doentes e precisam de tratamento, neste artigo lhe ajudaremos a entender como lidar com alcoólatra que não quer fazer tratamento.

Como dito anteriormente é bem complicado convencer uma pessoa alcoólatra a lutar contra a dependência. Mesmo ela estando convencida, não basta saber que é alcoólatra, ela precisa querer também deixar de ser dependente e buscar o tratamento adequado. Nessas situações as pessoas que o cercam, como família, amigos também sofrem com as complicações que o alcoolismo pode acarretar. Desta maneira, nós da Clínica Braços Abertos aconselhamos que estas pessoas procurem ajuda de profissionais qualificados e que tenham a ênfase de tentar convencer o dependente a buscar o tratamento.

Umas das outras dificuldades em lidar com um alcoólatra que não quer fazer tratamento seria quando o usuário tende a negar que é dependente, com a falsa sensação de que está no controle da situação. Muitas vezes não é possível forçar a pessoa a receber ajuda, exceto em situações extremas.

Em situações em que o dependente em álcool esteja correndo risco de vida, estando num estado crítico de saúde física ou mental, no qual pode atentar contra a sua própria vida ou de outras pessoas, nestes casos aconselhamos a internação involuntária. Ela é uma medida extrema, em que não se podem prever adequadamente os efeitos posteriores ao seu término.

Formas de Ajudar o Alcoólatra

Algumas formas de auxiliara a pessoa a buscar tratamento:

  • Mostrar-se disposto a ajuda-lo;
  • Buscar conhecimento profissional e serviços de saúde que ofereçam tratamento específico;
  • Mostrar-se aberta a conversar sobre o assunto;
  • Na maioria das vezes a família deve buscar ajuda a um profissional e fortalecer a dinâmica familiar.
  • Busque ajuda em centros de atendimento de alcoolismo e converse com profissionais especializados.
  • Procure entender o alcoólatra, descobrir quais as razões que o levaram a dependência, tende mostrar a ela de maneira sutil os problemas que ela esteja causando e que o tratamento o ajudaria a viver bem novamente.

Precisamos procurar entender o dependente, uma conversa sincera, compartilhando com ela sua situação, seus pesares e ajudar a mudar o seu pensamento. As internações pode ser uma alternativa provável de controlar a dependência alcoólatra e ajuda-lo a retornar saudável a sua vida social e convivência com familiares e amigos.

A internação voluntária, ou seja, aquela que o paciente busca por si mesmo o tratamento, tem apresentado ótimos resultados, provavelmente seja pela questão em que nesta situação o dependente reconhece que esteja precisando de ajuda e aceita o tratamento com facilidade, buscando o tratamento adequado.

A clínica Braços Abertos, possui diversas unidades no Brasil, tratamentos adequados e profissionais especializados, com uma equipe qualificada com o objetivo de ajudar os pacientes na sua recuperação e terapeutas que podem ajudar amigos e parentes de dependentes a como lidar com alcoólatra que não quer fazer tratamento.

Dúvida? Entre em contato conosco e conheça nossas unidades.

WhatsApp chat