Você saberia dizer quais são as formas de se identificar se você tornou-se um alcoólatra?
É normal que as pessoas costumem perguntar-se até que ponto elas realmente possuem apenas o consumo excessivo de álcool e em que ponto se enquadram no alcoolismo.
Isso torna tudo mais difícil, pois é normal que uma pessoa com vício em álcool não possa identificar-se como alcoólatra ao não conhecer os sinais dessa doença.
Sendo assim, o nosso objetivo nesse artigo é mostrar a você importantes sobre como identificar se, no momento, você tornou-se ou não uma pessoa alcoólatra.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Como saber se você tornou-se um alcoólatra: Conheça as principais dicas
Sinais de que você pode ter se tornado alcoólatra
Para começar a saber identificar se você tornou-se um alcoólatra, a primeira dica é ficar atento a alguns sinais, que quando presentes, podem indicar o vício.
Entre esses sinais, caso você apresente ou encaixe-se em um ou mais deles, pode ser necessário redobrar sua atenção para o risco do alcoolismo.
Os sinais de que você pode ter se tornado ou está se tornando um alcoólatra são:
- A bebida tem ocasionado situações ou incidentes desagradáveis em sua casa
- Você faltou no seu trabalho, nos últimos 12 meses, por conta da bebida, ou seja, começou a beber e não conseguiu ir ao serviço
- Você passa a pensar que se não fosse a bebida, poderia viver bem melhor e aproveitaria mais a vida
- Você costuma afirmar que pode parar de beber quando quiser, mas nunca consegue cumprir essa afirmação
- Você já tentou parar de beber por pelo menos uma semana ou até mais e não teve êxito
- A bebida tornou-se uma forma de você conseguir aliviar o estresse ocasionado pelo dia a dia, ocorrendo o seu consumo de forma frequente
- Após começar a ingerir a bebida alcoólica, você já não consegue mais se lembrar ou recordar do que houve posteriormente
- Você sente uma forte frustração quando está em um local em que não há a presença de álcool
- Sempre que você está desapontado por alguma situação ou com alguém, recorre à bebida em primeiro lugar
Portanto, como dito, enquadrar-se em alguns desses sintomas principais é um sinal de atenção necessário para buscar auxílio e evitar problemas mais sérios no futuro.
Sintomas muito comuns do alcoolismo
Acima, você pôde conhecer sinais muito comuns do alcoolismo, e agora é hora de compreender melhor sobre os sintomas presentes em que sofre com essa doença.
Ou seja, caso você os possua, é preciso ir atrás de auxílio profissional o quanto antes, contando com o apoio de familiares e amigos.
Esses sintomas são:
- Perda de controle sobre a bebida: nessa situação, você não consegue mais controlar a ingestão da bebida, seja qual for o cenário, não importa qual tipo de bebida alcoólica seja
- Compulsão pelo álcool: outro sintoma comum é a chamada fissura pelo álcool, que trata-se do forte impulso, necessidade ou compulsão por qualquer bebida alcoólica. Assim, o alcoólatra não consegue ficar muitas horas sem o consumo de álcool, apresentando sinais de crise de abstinência
- Dependência física do álcool: um último sinal clássico de quem sofre com o alcoolismo é a presença da abstinência quando passa por um período sem a ingestão alcoólica após um episódio de consumo excessivo. Entre os sintomas, podem ser citados tremedeiras, ansiedade, náuseas e sudorese
Limite estipulado de consumo alcoólico para não se desenvolver o alcoolismo
Para que alguém possa beber, diariamente, e não correr o risco de vir a desenvolver o vício em álcool, há uma recomendação diária máxima para tal hábito.
Para os homens, o limite máximo é de 12 doses semanais, e já para as mulheres esse limite é bem menor, sendo de 8 doses semanais.
É bom lembrar que essas doses não devem ser consumidas em mais de 3 de uma vez só, correndo-se o risco de vir a desenvolver resistência e, com isso, problemas com o álcool.
Mas o que pode ser considerado como uma dose de álcool?
A dose de álcool varia muito, dependendo do tipo de bebida que se está a consumir.
No caso da cerveja, talvez a bebida alcoólica mais comum no país, uma dose significa 1 latinha ou mesmo 350 ml.
Se a bebida que você irá ingerir é o vinho, então uma dose significa uma taça do vinho ou então 170 ml da bebida.
Por último, se você consome whisky, as doses equivalentes, justamente, a uma dose de whisky ou a 45 ml dessa bebida tradicional escocesa.
Tratamento contra o alcoolismo
Se após o que foi mostrado até aqui nesse artigo, você identificou que possui problemas com o alcoolismo, ou seja, que você tornou-se um alcoólatra, é hora de começar a buscar ajuda.
Há diversas formas de tratamento do alcoolismo, sendo ele multimodal, ou seja, envolve vários modos diferentes de tratamento.
É o caso, por exemplo, do uso de medicamentos prescritos pelos médicos, para desintoxicação do álcool, a terapia com psicólogo e a presença em grupos de apoios.
Com toda a certeza, o melhor local para se achar todos esses tratamentos com eficácia é em uma clínica de reabilitação para alcoólatras.
Nós, do Grupo Braços Abertos, possuímos diversas clínicas espalhadas por diferentes cidades brasileiras, de modo a auxiliar todos os pacientes que enfrentam problemas com o alcoolismo.
Contamos com equipes completas de médicos, psicólogos e terapeutas, além de colaboradores especialistas na área.
Além disso, possuímos clínicas exclusivas para homens, para mulheres, para idosos e para crianças.
Conclusão
Como você viu, muitas pessoas não conseguem perceber quando começaram a sofrer com o vício em álcool, que traz diversos efeitos negativos na vida delas.
Neste texto, buscamos mostrar alguns sinais e sintomas que são essenciais para identificar que você tornou-se um alcoólatra.
Ao perceber que está sofrendo com esse problema, você poderá buscar, com maior eficácia, o tratamento contra o vício, aumentando suas chances de recuperar-se de verdade.
Conte conosco, do Grupo Braços Abertos, para auxiliá-lo nesse período de tratamento e reabilitação!
Gostou do artigo de hoje sobre como identificar se você tornou-se um alcoólatra?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco, para que possamos te ajudar.