Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Como funciona uma casa de recuperação para dependentes químicos?

Você saberia dizer como funciona uma casa de recuperação para dependentes químicos?

Infelizmente, muitas famílias no Brasil, e em todo o mundo, possuem casos de familiares com dependência química em algum tipo de substância.

Quando não tratadas, essas pessoas tendem a sofrer com um vício cada vez mais forte, que pode vir a ocasionar na destruição do lar por meio dos constantes problemas, incluindo casos de violência física.

Por conta disso, torna-se essencial ficar sabendo como é que funciona uma casa de recuperação para dependentes químicos.

A partir desse conhecimento, você pode passar a buscar um local em que seu familiar possa receber o tratamento para recuperar-se do vício e ter uma vida normal novamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Casa de recuperação para dependentes químicos: Entenda como funciona?

O que são dependentes químicos?

Os dependentes químicos são aquelas pessoas que possuem vício em algum tipo de substância química, passando a viver em função dela.

Assim, ele passa a fazer o uso abusivo da mesma, lidando com as consequências físicas, psicológicas e social, como a desintegração da sociedade.

A dependência química é tida como uma espécie de doença crônica, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde como um transtorno mental.

Além disso, a mesma OMS ainda considera a dependência de uma substância química como um problema social, por conta de tudo o que ela ocasiona.

Dessa forma, torna-se necessário que as pessoas, os dependentes químicos, que sofrem com esse problema procurem tratamento para o vício que possuem.

E as casas de recuperação para dependentes químicos são, justamente, formas de se tratar, com mais eficácia, esse problema tão sério.

 

O que são casas de recuperação para dependentes químicos?

As casas de recuperação para dependentes químicos são locais em que há programas de tratamento para pessoas com dependência química.

Esse tratamento é supervisionado por profissionais especializados, como médicos e terapeutas, e fornece uma grande quantidade de serviços disponíveis aos pacientes.

Além disso, os familiares dos pacientes também contam com esse auxílio, principalmente quando são eles que buscam pelo tratamento para os dependentes.

E como, exatamente, funcionam essas casas de recuperação para dependentes químicos?

 

Casa de recuperação para dependentes químicos: Como funciona?

O funcionamento desses locais de recuperação para pessoas com dependência química é baseado no preparo de um ambiente totalmente preparado para acolher o paciente.

Além disso, ela visa disponibilizar o tratamento mais adequado para cada pessoa que chega até o local, de modo a garantir a eficácia do mesmo.

No local, os pacientes recebem total orientação dos profissionais acerca da compreensão sobre o que se trata a dependência química, e como ela afeta vários aspectos da vida humana.

Eles ainda focam em mostrar como é possível que os pacientes venham a recuperar-se para ter uma vida plenamente normal novamente.

É por isso que os programas de recuperação precisam ser específicos ou personalizados para cada pessoa, garantindo sua eficácia.

Em uma casa de recuperação para dependentes químicos, você pode contar com uma gestão de cuidados, que garante que sua situação será avaliada e que todo o apoio médico estará à sua disposição.

Outro ponto importante de uma casa de recuperação para dependentes químicos diz respeito ao serviço de aconselhamento individual, familiar ou em grupo.

Esse serviço conta sempre com pessoas (terapeutas) que são especialistas em aconselhamentos em toxicodependência em adolescentes e adultos perturbados pelo vício em substâncias químicas.

Ele será importante no momento em que os pacientes estiverem passando por momentos mais difíceis durante o tratamento, garantindo um melhor resultado.

 

Internações em casas de recuperação para dependentes químicos

Para receber o tratamento em uma casa de recuperação para dependentes químicos, é preciso que o paciente seja, primeiramente, internado no local.

Ele pode internar-se de forma voluntária, que é quando o faz por vontade própria, quando o mesmo percebe que possui o vício e, sob orientação médica, escolhe essa forma de tratamento.

Assim como tem a liberdade de decidir internar-se, ele também pode pedir alta quando desejado durante o período de internação.

A internação involuntária, por outro lado, ocorre quando o dependente químico não admite que está em uma situação de vício ou não podem tomar essa decisão por si próprios.

Por mais que eles tenham a orientação de que precisam se internar, eles costumam negar o tratamento e, por isso, é preciso que um familiar, apoiado por um laudo médico, peça a internação do paciente.

Normalmente, isso ocorre quando o mesmo apresenta um risco não só mais para si mesmo, mas também para outras pessoas.

A última forma de internação é por meio da internação compulsória, que é aquela determinada diretamente pela justiça, sendo aceita pelo local de tratamento.

Costuma ocorrer quando não há nenhum familiar responsável pelo dependente químico e o mesmo apresenta um risco a si e à sociedade.

 

Grupo Braços Abertos

Nós, do Grupo Braços Abertos, possuímos clínicas voltadas para a recuperação de pessoas com vício ou dependência em substâncias químicas.

Por meio do nosso tratamento, visamos ensinar ao dependente químico que ele pode viver sem o uso da substância, evitando que ele venha também a fazer a utilização da mesma.

Contamos ainda com atividades diversas para nossos pacientes, como as terapêuticas e as físicas, que auxiliam no processo de tratamento da dependência.

Portanto, podemos ajudar você ou seu familiar que está sofrendo com esse grave problema, levando-o de novo a uma vida com maior qualidade e tranquilidade.

 

Conclusão

Como você viu, a dependência química é definida, pela OMS, como um transtorno mental e um problema social que exige um sério tratamento em locais especializados.

Esses locais são as casas de recuperação para dependentes químicos, que você pôde conhecer mais aqui no artigo.

Neste texto, nosso objetivo foi mostrar o funcionamento, de uma forma geral, desses espaços de tratamentos, bem como as formas de internação de pacientes.

Caso deseje um local com profissionais de qualidade e tratamentos eficazes, nós da Grupo Braços Abertos possuímos clínicas excelentes para essa finalidade.

Gostou do artigo de hoje sobre como funciona uma casa de recuperação para dependentes químicos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco.