Telefone:

(11) 97333-2909 | (011) 4024-2951

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Como Falar Com Um Alcoólatra Para Fazer Tratamento

O alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas pode ser cuidada, controlada e tratada. Mas convencer um alcoolista a buscar um tratamento, pode às vezes, se tornar uma tarefa difícil. Mas como falar com um alcoólatra para fazer tratamento? Muitas vezes ficamos perdidos, mas neste artigo lhe damos algumas dicas como fazê-lo.

Sabemos que grande parte dos dependentes químicos ou alcoólatras, não aceitam que precisam se internar numa clínica de recuperação, pois não tratam a dependência como uma doença séria e, muitas vezes, grave.

Quais os passos para convencer um alcoólatra a fazer tratamento?

  • Espere o momento em que o dependente esteja sóbrio.
  • Deixe preparado o contato da clínica e informações, caso o alcoólatra se convença em se internar. (Tente ganhar tempo).
  • Converse com o dependente de maneira sincera e clara, às vezes, ele não está enxergando com clareza os problemas que o alcoolismo que lhe causa.
  • Mostre para ele, conversando com muita calma, sem agressividade e principalmente num local que haja privacidade, as consequências que a bebida está lhe causando em sua vida e de seus familiares, mostrando todas as consequências negativas, sobre tudo o respeitando.
  • Tente incluir em programas de laser e de hábitos saudáveis, tente mostrar como a vida sem bebidas pode ser bem melhor.
  • Fale sobre as clínicas de reabilitação, os programas saudáveis que possuem, as vantagens de estar num lugar tranquilo, próximo a natureza, com pessoas que possa conhecer e dividir momentos de laser e ao mesmo tempo tratando contra o vício de bebidas de forma equilibrada.
  • Faça enxergar a sua força interior em se tratar, e que isso poderá facilitar muito na recuperação e na velocidade do tratamento, pois o dependente que busca se recuperar terá o tratamento muito mais fácil, rápido, tranquilo e que logo voltará para casa bem, saudável, livre do vício e podendo se reintegrar novamente na sociedade, no trabalho, estudos e com a família.

Conforme os passos citados acima, uma boa conversa pode realmente fazer uma grande diferença na vida do dependente. Sabemos que na teoria pode ser fácil e que na prática podemos encontrar muitas dificuldades, pois cada pessoa reage de maneiras diversas. Nestes casos os familiares podem entrar em contato com a clínica e ou falar com psicólogos e médicos especializados.

Caso você perceba que mesmo como falar com um alcoólatra para fazer o tratamento não seja possível e, além disso, o dependente possa ser uma ameaça física para si mesmo ou outras pessoas, poderá solicitar uma internação involuntária para ele. As internações involuntárias, como o próprio nome diz, não precisam de autorização do alcoólatra para ser internada, a família poderá solicitar a remoção pela clínica, por meio de um atestado médico. A Clínica Braços Abertos, possui uma equipe totalmente especializada para estas situações, de maneira humanizada, treinada e com muita dedicação e respeito.

Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com nossa equipe. Nossos atendentes são especializados e estão prontos para lhe atender.

WhatsApp chat