Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Clínica de recuperação: por que ela é tão importante para o dependente químico?

Combater a dependência química é uma tarefa bem difícil. Sozinho, então, é mais difícil ainda. Para vencer essa batalha é necessário um conjunto de estratégias e fortes aliados. E a clínica de recuperação faz parte desse pacote.

A pandemia referente ao coronavírus é sem dúvida o assunto mais comentado do mundo. Não apenas no que se refere à saúde. Mas também comparando com qualquer outro assunto. A covid-19 ainda é uma doença nova, tem trazido muitos problemas ao mundo inteiro, inclusive causando milhares de mortes. Mas sabemos que é uma questão de tempo para encontrarmos uma vacina e controlarmos a pandemia.

Já quando falamos da dependência química, esse é um problema que afeta a população mundial há várias décadas. E tem crescido a cada ano, infelizmente.

Em 1924, os usuários de drogas contabilizados eram de aproximadamente 100.000, em todo o mundo.

Considerando os números da OMS (Organização Mundial da Saúde), são mais de 30 milhões de dependentes químicos em todo o mundo.

Só para deixar claro, em 1924 eram 100.000 usuários de drogas. Nem todos os usuários de drogas são considerados dependentes químicos. A dependência química é uma doença, um transtorno mental, reconhecido pela já citada OMS.

Falando do número de usuários de drogas, sendo estes dependentes químicos ou não, em dias atuais esse número ultrapassa os 271 milhões de pessoas!

Como podemos ver, as drogas causam um verdadeiro estrago na humanidade há muitos anos. E não estamos falando apenas de problemas de saúde, mas também problemas sociais, emocionais, entre outros. Mas a clínica de recuperação tem o papel de amenizar a situação.

Clínica de recuperação: o refúgio do dependente químico

o refúgio do dependente químico

Como falamos no início, para se vencer a dependência química é necessário um conjunto de ações. Antes de mais nada é muito importante que o dependente tenha apoio da família ou de alguém próximo. Pois é muito difícil vencer essa batalha sozinho.

Mas mesmo um amigo próximo ou familiar pode não saber ao certo como agir e o que fazer exatamente para ajudar o dependente químico. E é aí que a clínica de recuperação entra em ação.

Resumindo em poucas palavras, a clínica de recuperação é o hospital do dependente químico. Na verdade, ela é muito mais do que isso.

Na clínica de recuperação o dependente irá cuidar da sua saúde física, como em um hospital comum. Mas também irá tratar da sua saúde mental, como se estivesse indo à uma clínica psicológica. E também irá reaprender a viver sem depender de nenhuma substância. Isso, com práticas e atividades terapêuticas elaboradas e administradas por profissionais dedicados e capacitados para tais atividades.

A clínica de recuperação é uma segunda casa para o dependente, onde irá ser auxiliado por diversos profissionais que juntos têm o objetivo principal de ajudar os pacientes a terem uma vida livre das drogas. Além disso, os pacientes podem compartilhar experiências entre si, ajudando uns aos outros.

Se você sofre com a dependência química, ou conhece alguém que sofra com este problema, entre em contato agora com a Clínica Braços Abertos. Nossa equipe está pronta para atender você a qualquer momento!