Clínicas de Recuperação Gratuita: Como Funciona?

Duvidas de quanto custa uma clínica de reabilitação, encontre aqui opções de clínicas de recuperação gratuita e baixo custo, agende uma visita agora!!

As Clínicas de Recuperação Gratuita são importantes por permitir que mais pessoas tenham acesso ao tratamento necessário para recuperar-se de uma dependência que possuem.

Nem todas as pessoas têm condições financeiras de realizar o pagamento do valor necessário para internar parentes ou mesmo internar-se para que sejam tratadas como deveriam.

Por conta disso, torna-se importante falar a respeito das Clínicas de Recuperação Gratuita , que existem no Brasil e que possuem metodologias muito eficazes para o tratamento da dependência química.

Para falar mais a respeito das Clínicas de Recuperação Gratuita , resolvemos trazer esse artigo contendo todas as informações necessárias para você compreender melhor sobre elas.

Para ficar sabendo o porquê de ser tão importante o tratamento de um dependente em uma clínica de reabilitação, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Clínicas de recuperação: Entenda como funcionam!

O que é uma clínica de recuperação?

Uma clínica de reabilitação trata-se de um espaço voltado para se realizar a recuperação de dependentes químicos, de modo que eles possam livrar-se do vício que possuem e voltem a ter uma vida normal.

O tratamento em uma clínica desse tipo deve focar na atuação médica e psicológica de maneira eficaz, para garantir o restabelecimento da saúde física e mental do indivíduo.

Para isso, a clínica deve ter uma estrutura que permita que o paciente sinta-se confortável e seguro para realizar um tratamento realmente efetivo, que possibilite a quem está tratando-se alcançar os resultados esperados.

Quando um tratamento não é realizado com acompanhamento em uma clínica de reabilitação, os riscos de que o dependente venha a ter recaídas são muito maiores, o que representa um problema para ele e para sua família.

Por isso as clínicas fazem cada vez mais sucesso, principalmente aquelas que contam com a internação de forma integral (há a possibilidade também da internação parcial, quando o paciente passa apenas um período internado e o outro em casa).

A internação parcial, aliás, tende a ser muito indicada para que o paciente possa ir se ressocializando aos poucos, à medida que seu quadro clínico vai melhorando.

Apostar em uma internação parcial quando o dependente químico apresenta um alto grau de dependência em uma substância é bastante arriscado.

É muito provável que em algum momento ele tenha uma recaída e abandone o tratamento, por isso se faz tão essencial a internação integral onde o paciente terá acompanhamento 24 horas de uma equipe totalmente preparada.

Clínica de recuperação: Como acontece a internação?

Independente de a clínica de reabilitação ser ou não gratuita, as formas de internação seguem a mesma lógica, de um modo geral, ou seja, podem ser de três tipos principais.

Esses três tipos são: internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória.

É preciso entender se a clínica em questão recebe a entrada de pacientes pelas três vias possíveis, pois nem sempre é possível ter a facilidade de conseguir que o dependente químico venha a buscar auxílio por conta própria.

Internação voluntária

A internação voluntária é aquela em que o dependente químico busca o tratamento por conta própria, o que significa que a iniciativa partiu dele.

Ele pode ou não ter o auxílio da família para encontrar uma Clínicas de Recuperação Gratuita, mas o fato mais importante é que ele está de acordo, ou seja, ele consente com a reabilitação.

Para entrar em uma clínica para tratar-se, o dependente químico deve assinar um termo de consentimento para o tratamento, o que irá garantir oficialmente que ele entrou de forma voluntária.

Para receber alta, o paciente poderá fazer a requisição de forma voluntária, assinando também um termo de consentimento, ou poderá receber a liberação médica através do responsável pela clínica.

Internação voluntária

A internação involuntária é aquela que acontece quando o paciente não busca auxílio por conta própria, o que ocorre quando ele já não possui mais capacidade para perceber o próprio problema.

Assim, é importante a presença da família para requisitar a internação involuntariamente, sem o consentimento do dependente químico, o que ainda gera polêmica em muitos casos.

É importante observar se a Clínicas de Recuperação Gratuita possui o serviço de busca do paciente, pois em muitos casos é preciso resgatá-lo quando ele se recusa a ir até o local.

Além de precisar ser aprovada por um médico, a internação involuntária ainda necessita ser informada diretamente ao Ministério Público do estado.

Para que o paciente possa ter alta, o familiar pode também requisitá-la ou o médico responsável, ao perceber que o paciente está reabilitado.

Assim como na entrada, a alta também precisa ser avisada ao MPE.

Internação compulsória

A última forma de internação de um dependente químico é a internação compulsória, que é aquela que é realizada por meio de um pedido ou ordem judicial.

Ela ocorre, em geral, quando o dependente não possui nenhum familiar que possa requisitar sua internação, nem está em condições de perceber o estado de dependência em que se encontra.

Assim, um pedido judicial é realizado para que a internação ocorra para evitar que o dependente venha a apresentar um risco para si mesmo e para terceiros.

O pedido judicial, para ser aceito, deve ser embasado por um laudo médico que comprove a necessidade de internação do indivíduo.

Da mesma forma que ocorre com a entrada, a alta desse paciente também deve ocorrer mediante pedido judicial e laudo médico, sendo todo o processo resguardado pela legislação específica.

Tratamento em uma Clínicas de Recuperação Gratuita

O tratamento em uma Clínica de Recuperação Gratuita segue todos os padrões de qualquer outra clínica, ou seja, ele deve ser multimodal, garantindo que o paciente passe pelos diversos tipos de tratamento indicados para seu caso.

Assim, a clínica precisa contar com uma equipe de profissionais capacitados formados por:

Ao ter ao seu alcance todos esses profissionais, o paciente poderá ter um tratamento multidisciplinar completo, garantindo que os resultados serão positivos para que ele possa sair reabilitado.

Outro ponto importante é a presença não só da terapia individualizada com psicólogos, psiquiatras ou terapeutas, como também aquelas em grupo, que irão permitir que o indivíduo encontre apoio nos outros pacientes.

A internação de forma integral, com certeza, é a que irá trazer mais benesses ao paciente com dependência química, pois ele poderá estar longe de qualquer tipo de gatilho que venha a leva-lo ao uso de substâncias químicas novamente.

O tempo mínimo em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos é de 90 dias, período dentro do qual é possível se obter resultados realmente eficazes na luta contra a dependência química.

Nem todos, obviamente, consegue restabelecer-se após apenas 90 dias, então é comum alguns tratamentos durarem até 180 dias (ou 6 meses), que é considerado como o período ideal para os resultados serem satisfatórios.

Com esse tempo de internação sendo tão longo, a participação da família é importante para que o paciente não sinta-se tão isolado e não venha a desistir do tratamento, regredindo na luta contra o vício que possui.

Qual o custo de um tratamento em uma clínica para dependência química ?

Os valores para tratamentos para dependentes químicos em uma clínica de reabilitação variam bastante, havendo um atendimento de diversas classes econômicas.

De uma forma geral, esses valores mensais podem variar desde R$ 700,00 até R$ 7 mil, com o preço a ser pago variando de acordo com o tempo de tratamento, o tipo de tratamento e a clínica onde o mesmo será internado.

Por tudo isso, é preciso pesquisar bastante para que você possa conseguir os melhores valores em clínicas realmente conceituadas.

Clínicas de reabilitação gratuita

Hoje em dia, é possível encontrar Clínicas de Recuperação Gratuita que permitem que qualquer pessoa possa ter acesso a elas, sem precisar contar com grandes somas de dinheiro para pagar pela internação.

Para as pessoas que vivem em situação de carência, as clínicas gratuitas são essenciais para permitir que o tratamento seja realizado e os dependentes possam estar novamente socializados e próximos às suas famílias e amigos.

Além de contar com profissionais qualificados, esses locais também possuem estruturas que proporcionam conforto ao paciente durante seu período de internação.

Essa é, aliás, uma condição muito importante para garantir que o paciente irá aderir ao tratamento e poderá manter-se focado até o final, de modo a obter bons resultados na sua reabilitação.

Pode-se encontrar Clínicas de Recuperação Gratuita específicas para diferentes públicos, como o masculino, o feminino e também para adolescentes, garantindo assim um maior conforto ao paciente no local em que está internado.

Tudo isso mostra que vale a pena buscar por uma Clínicas de Recuperação Gratuita na cidade onde você mora, seja para si ou para um familiar que está enfrentando a dependência química.

Conclusão

Como você viu, hoje em dia é possível encontrar clínicas de reabilitação , que permitam o acompanhamento do paciente, que está internado, de modo que quem não pode pagar pelo tratamento também tenha o direito de realiza-lo.

Neste texto, mostramos a você como deve ser uma Clínicas de Recuperação Gratuita, permitindo que tudo o que pode ser encontrado em instituições pagas possa ser oferecido aos pacientes.

Com isso, mais pessoas podem ter acesso ao tratamento contra a dependência química, de forma que o número de dependentes possa diminuir e as famílias possam voltar a viver de forma tranquila sem preocupações dentro desse âmbito.

Portanto, busque uma clínica gratuita de reabilitação mais próxima de onde mora e conheça as condições oferecidas por ela.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compare listings

Comparar