Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Clínica de reabilitação para alcoólatras: como funciona?

Uma clínica de reabilitação para alcoólatras é uma excelente opção de tratamento para aquelas pessoas que sofrem com o vício em álcool.

É bom lembrar que o tratamento contra o alcoolismo é multimodal, ou seja, envolve diferentes modos, como o uso de medicamento prescritos e o acompanhamento profissional e apoio familiar.

Não há dúvidas de que uma das melhores formas de garantir um tratamento eficaz contra esse vício é a partir da internação em uma clínica especializada.

Mas como é que funciona uma clínica de reabilitação para alcoólatras?

É preciso disseminar o conhecimento a respeito desse assunto, de modo que os familiares e também os pacientes conheçam mais sobre essas clínicas.

Isso ajudará a tornar mais fácil a aceitação desse tipo de tratamento, que muitas vezes é recursado por não se saber como ele funciona.

Quer saber tudo sobre o tema? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Como é o funcionamento de uma clínica de reabilitação para alcoólatras

O que é o alcoolismo?

Antes de qualquer coisa, é preciso realizar a uma melhor explicação sobre o que é o alcoolismo, visto que a maior parte das pessoas confunde beber em excesso ou abusador do álcool com ser alcoólatra.

O alcoolismo é uma doença ou uma dependência química do álcool, sendo reconhecida pela OMS e atingindo, atualmente, mais de 10% de toda a população mundial.

Quando uma pessoa torna-se alcoólatra, ela perde totalmente o controle sobre a ingestão de álcool, ou seja, não consegue parar de beber após começar.

Além disso, quem sofre com essa doença costuma ter um desejo forte e incontrolável pela bebida, e vê o vício afetar sua vida em vários aspectos.

Ou seja, a pessoa não só prejudica a própria vida, mas também a daquelas que estão próximas a ela, como amigos e familiares.

Fora isso, o vício ainda afeta bastante a saúde psicológica e física, podendo levar ao desenvolvimento de outras doenças, como depressão e cirrose.

Quando alguém é diagnosticado sofrendo com alcoolismo, é normal que se procure tratamento, seja voluntária ou involuntariamente.

Uma dessas formas de tratamento é, justamente, a internação em clínicas de reabilitação para alcoólatras.

Mas como essas clínicas funcionam?

 

Como funciona uma clínica de reabilitação para alcoólatras?

As clínicas de reabilitação para alcoólatras funcionam por meio da internação do paciente em uma unidade, seja ela voluntária, involuntária ou compulsória.

Dentro dessas clínicas, o paciente irá receber o tratamento adequado para o seu vício, de acordo com a gravidade do problema que ele apresenta.

Esses locais são supervisionados por funcionários e profissionais de saúde, como os médicos, de modo a oferecer diferentes tipos de serviços não só aos pacientes, como também aos familiares.

Além dos médicos, as clínicas de reabilitação para alcoólatras devem contar, também, com psicólogos ou terapeutas, para o acompanhamento dos pacientes.

Assim, além da gestão de cuidados em geral, que visa auxiliar os pacientes do ponto de vista de promover uma saúde mental e física, as clínicas também costumam contar com serviços de aconselhamento individual.

Os serviços de aconselhamento individual personalizado, que também podem ser em grupo ou mesmo familiar, visam atender, principalmente, a parte psicológica e social do paciente.

Visto como funciona, de um modo geral, uma clínica para reabilitação de pessoas que sofrem com o alcoolismo, é hora de compreender as formas de internação.

 

Formas de internação em clínicas de reabilitação para alcoólatras

Para se realizar a internação em clínicas de reabilitação para alcoólatras, existem três formas principais.

A internação voluntária é o tipo de internação que ocorre quando o próprio paciente, consciente do vício que possui, resolve buscar tratamento, com o apoio familiar, em uma clínica de reabilitação

Já a internação involuntária ocorre quando o indivíduo não possui condições ou está em um estado avançado da dependência e não aceita auxílio de familiares, amigos ou profissionais.

Assim, ao apresentar-se fechado a qualquer tipo de ajuda, a família do mesmo pode fazer o pedido de internação do alcoólatra em uma clínica, ainda que contra a vontade dele.

Apesar de muitos ainda não entenderem bem sobre esse tipo de internação, considerando-a, assim, “desumana”, o fato é que essa é uma forma de auxiliar aquele familiar que está fora de suas próprias capacidades de decisão.

Há uma leia, inclusive, que ampara esse tipo de tratamento, visando permitir que familiares possam agir para auxiliar aquela pessoa que está sofrendo com o vício.

Por último, há também a internação compulsória, sendo essa determinada pela justiça, sendo aceita pelo local de tratamento (no caso, a clínica de reabilitação).

vEssa é também uma forma de internação apoiada na lei 10.216/2001, que visa proteger o paciente e outras pessoas, como sua família, contra o vício no álcool.

Grupo Braços Abertos – Reabilitação Humana

Se você está buscando por uma clínica de reabilitação para alcoólatras de confiança, ou seja, que irá trazer o resultado esperado, nós temos a solução.

As clínicas do Grupo Braços Abertos, que já conta com mais de 10 anos de experiência na área, são indicadas para o tratamento especializado no tratamento de alcoólatras e dependentes químicos em geral.

Já possuímos resultados muito positivos com milhares de pacientes que passarão pelas nossas unidades e contaram com nossos serviços.

Estamos presentes em diversas cidades brasileiras, contando com locais próprios (exclusivos) para tratamento de homens e de mulheres, de adolescentes a idosos.

Entre os profissionais das mais diversas especialidades, contamos com médicos, psicólogos e terapeutas, além de funcionários experientes na área.

Conclusão

Como você viu, o alcoolismo é uma doença que afeta a vida de um indivíduo nos mais diversos aspectos, da questão da saúde física até a vida social.

Neste texto, você pôde conhecer mais sobre como funciona uma clínica especializadas na reabilitação de pessoas que sofrem com vício em álcool.

Além disso, mostramos também as formas de internação dos pacientes nessas clínicas, sendo elas a voluntária, a involuntária e a compulsória.

Por último, você viu como nós, do Grupo Braços Abertos, possuímos unidades especializadas nos mais diversos locais do Brasil para atender os mais diversos pacientes.

Gostou do artigo de hoje sobre como funciona a clínica de reabilitação para alcoólatras?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.