Telefone:

(11) 97333-2909 | (011) 4024-2951

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Clínica de reabilitação para alcoólatras: Como ajudar um alcoólatra

Muitas pessoas possuem familiares ou amigos com vício em álcool, em algum grau, e uma das dúvidas mais comuns é sobre como ajudar um alcoólatra.

Essa torna-se uma questão ainda mais complicada porque nem todos querem, de verdade, serem auxiliados, o que torna tudo mais difícil.

Pensando em tudo isso, resolvemos trazer aqui esse artigo contendo importantes dicas acerca de como ajudar um alcoólatra a superar um vício.

Uma das formas, inclusive, é através da internação em uma clínica de reabilitação para alcoólatras, como as do Grupo Braços Abertos.

Quer saber tudo referente a esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Como ajudar um alcoólatra? Conheça as principais dicas!

Respeita a pessoa e evite agressividade

Uma das principais dicas em relação a como ajudar um alcoólatra é, justamente, aprender a respeitar a pessoa, o que ajudará bastante no processo.

Se não houver respeito, dificilmente será possível que qualquer tipo de ajuda venha a ser realizada, visto que você não conseguirá a proximidade necessária.

Muitas pessoas acabam sendo agressivas com os alcoólatras, agindo por meio de ameaças e xingamentos, o que ocorre pela perda da paciência e por achar que isso pode ajudar.

Entretanto, esse tipo de atitude só ocasionará raiva, tristeza e irritação no paciente, fazendo com que ele acabe indo descontar tudo na bebida.

Sendo assim, o primeiro passo para ajudar qualquer alcoólatra é mostrar respeito com o mesmo.

 

Busque conhecimento a respeito do assunto

É normal que as pessoas ouçam falar sobre o alcoolismo, mas sequer busquem informar-se melhor sobre o assunto.

Isso dificulta bastante que você possa ajudar um paciente com esse problema, visto que não sabe nada sobre ele.

Ao informar-se sobre o alcoolismo, você poderá conversar muito melhor com o alcoólatra, mostrando que realmente está preocupado e explicando a ele sobre possíveis formas de tratamento.

Outro ponto importante é buscar conhecer quais motivos levaram aquela pessoa a adquirir aquele determinado vício.

Ou seja, se foram questões psicológicas, sociais ou mesmo se o consumo excessivo foi iniciando pouco a pouco até tornar-se impossível de ser dominado.

Toda essa informação que você tiver em mãos será essencial para garantir que você conseguirá ajudar um alcoólatra com eficácia.

 

Evite exclui-lo dos programas rotineiros

Um problema muito frequente enfrentado os alcoólatras é a questão da exclusão dos mesmos por parte de amigos e familiares.

Quando isso ocorre, o indivíduo torna-se ainda mais solitário, fazendo com que ele venha recorrer ainda mais à bebida como forma de conseguir lidar com a situação.

Portanto, você pode inclui-los nos seus programas, como ir ao shopping, ir ao parque ou mesmo a algum aniversário, ou ir ver o mar na praia.

Pode ter certeza que a inclusão faz com que essa pessoa venha a se sentir querida, tornando mais fácil que a mesma encontre motivos para aceitar auxílio quando proposto.

 

Procure auxiliar o alcoólatra no que for necessário

As pessoas dizem muito por aí que desejam ajudar seus amigos e familiares que sofrem com o alcoolismo, mas na hora que precisam, é normal que elas virem as costas.

Muitas vezes, o indivíduo até deseja libertar-se do vício e passar a ter uma vida normal, mas a dificuldade que encontra no processo, sem um apoio de pessoas próximas, acaba por desmotiva-lo.

Assim, busque ajudar com o que for preciso, como ajudá-lo a chegar nas sessões de terapia, evitar leva-lo para locais em que há bebida liberada ou mesmo indo com ele comprar os remédios do tratamento.

Por mais que não pareçam coisas que fazem a diferença, você poderá notar como essas ações poderão auxiliar bastante o indivíduo na busca pela cura do vício.

 

Deixe que ele entenda as consequências das ações

Até agora, falamos sobre como você pode auxiliar um alcoólatra de várias formas, entretanto, algumas pessoas entendem isso como “passar a mão na cabeça” daquele que está sofrendo com o problema.

Isso é algo que você jamais deve fazer, pois só estimulará que a pessoa continue mantendo o mesmo comportamento, afundando-se ainda mais nos problemas.

Não xingar, não ameaçar e ajudar no que for preciso não significa que você não deve deixar o indivíduo com alcoolismo entender os atos e as consequências deles.

É a partir dessa explicação que a pessoa poderá passar a desenvolver uma maior consciência sobre os atos que está colocando em prática.

Portanto, essa é também uma parte importante do tratamento e de como ajudar um alcoólatra.

 

Busque falar sobre o tratamento em clínicas de reabilitação para alcoólatras

As clínicas de reabilitação para alcoólatras são espaços específicos para que essas pessoas possam vir a tratar-se contra o vício que possuem.

Muitas delas sequer conhecem esses locais e falar sobre eles, explicando as vantagens e como funcionam os tratamentos pode ajudar para que o indivíduo em questão possa a vir decidir internar-se de forma voluntária.

No caso em que mesmo falando sobre as clínicas o alcoólatra não deseja saber sobre as mesmas, pois não reconhece o problema que possui, a internação involuntária pode ser uma boa opção.

Jamais pense que você está prejudicando ou sendo desumano com a pessoa com vício em álcool ao buscar esse tipo de internação, pois isso é o que pode salvar a vida dela.

Nós, do Grupo Braços Abertos, possuímos clínicas em todo o Brasil para atender internações voluntárias e involuntárias.

Contamos com espaços exclusivos voltados para homens, mulheres, idosos e adolescentes, de modo a permitir um local que ajudará no tratamento.

Com mais de 10 anos de atuação na área, nossa equipe é formada por médicos, psicólogos e terapeutas, além de colaboradores especializados nessa área.

Conclusão

Como você viu, ter uma pessoa com alcoolismo na família ou no círculo de amigos nem sempre é fácil, mas conhecer as formas de como ajudar um alcoólatra pode trazer mais paz para a vida desse indivíduo e para a sua.

Neste texto, nosso objetivo foi mostrar algumas dicas importantes que você pode pôr em prática se deseja ajudar alguém com vício em álcool.

Se precisar do auxílio de uma clínica de reabilitação para alcoólatras, nós do Grupo Braços Abertos poderemos lhe ajudar da melhor forma.

Gostou do artigo de hoje sobre como ajudar um alcoólatra?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

WhatsApp chat