Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

As Consequências Do Consumo Excessivo De Álcool

O consumo excessivo de álcool tem aumentado cada vez mais acarretando sérias complicações à saúde, é importante frisar que seus efeitos são diferentes em cada indivíduo dependendo de uma série de fatores, mesmo que se consuma em quantidades iguais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há um padrão correto a ser seguido em relação ao consumo de álcool seguro e livre de possíveis riscos, quando o álcool assume um papel principal na vida da pessoa ocorre o consumo mais frequência e em maiores quantidades que o planejado e aí que entra o alcoolismo. É considerada uma doença e pode aumentar o risco de inúmeras complicações de saúde, como por exemplo, doenças no fígado, disfunções gastrointestinais, a pancreatite, neuropatias periféricas, problemas cardiovasculares, prejuízos cerebrais, imunológicos, anemias, osteoporose e até mesmo câncer. Vale frisar que para algumas pessoas, deve-se levar em conta a idade, gênero e aspectos individuais de saúde, pois o consumo pesado e continuado de bebida alcoólicas por longos períodos, pode trazer problemas à saúde.

Das doenças geradas pelo consumo excessivo do álcool, podemos citar a gastrite que é uma das patologias mais comuns provocadas por bebidas, sendo caracterizada por uma inflamação da parede estomacal causando sintomas como: perda de apetite, azia, náuseas e vômitos. É importante lembrar que o uso continuado do álcool a gastrite pode evoluir para uma úlcera, necessitando de medicações mais pesadas e cuidados intensos. O tratamento consiste em evitar completamente bebidas alcoólicas e fazer uma alimentação mais adequada orientada pelo nutricionista. Com o alcoolismo também pode haver inflamação do fígado, sendo popularmente conhecida como hepatite, que dentre seus sinais estão: olhos e peles amarelados e abdômen inchado. Pode evoluir para a cirrose hepática que ocorre devido as células do fígado estarem destruídas, e assim pode levar o paciente à morte. O álcool também pode levar a lesões sérias dos nervos do organismo e chegando à impotência nos homens, e nas mulheres, tornar o ciclo menstrual irregular e provocando a infertilidade. Um alerta é o consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação que podem levar a disfunções não apenas na mulher, como também pode afetar o feto.

Tem outras doenças, como, o infarto ou trombose que com o consumo de bebida alcoólicas ocorrendo com frequência pode chegar a provocar doenças cardiovasculares, e por conseguinte elevando as taxas de colesterol e triglicerídeos que levam o excesso de gordura acumulada nas artérias tornando a circulação sanguínea ineficiente. O câncer que pode atingir esôfago, estômago, fígado, cólon e reto, uma de suas causas é o álcool. Diante de todas as doenças citadas, o importante é seguir o protocolo médico, bem como, os medicamentos prescritos e dietas com alimentação adequada e balanceada. Para evitar qualquer tipo de problema é importante sempre realizar acompanhamento médico, se atentar a possíveis doenças e não ingerir bebidas alcoólicas. A saúde é um dos bens mais preciosos, devemos nos cuidar, realizar atividades físicas com frequência e sempre seguir as orientações médicas, esse é o segredo para se ter uma boa qualidade de vida.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a Clínica Braços Abertos!