Telefone:

(011) 99006-4900| (011) 4024-2951

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Abstinência Alcoólica Quanto Tempo Dura

Abstinência Alcoólica Quanto Tempo Dura

O uso de bebidas alcoólicas é um comportamento que pode causar vários problemas, que afetam a saúde do usuário. Além de desencadear a saúde, também é responsável em afetar de maneira geral, relacionamento com outras pessoas, sejam familiares, amigos e a sociedade.

O alcoolismo trata-se de um problema que atinge 10% a 12% da população mundial. O alcoolismo não faz distinção de idade, sexo e poder aquisitivo, apesar de que os dados indiquem uma prevalência maior nos homens.

O que é a abstinência alcoólica?

Para muitos dependentes alcoólicos, que possuem um grau significativo de dependência, após atingir no âmbito físico, podem ocorrer diversos sintomas orgânicos e psíquicos, chamado de abstinência alcoólica. Este causando pela cessão ou redução do consumo das bebidas alcoólicas, ou até mesmo por existir um nível de tolerância muito significativo, que o organismo não tem capacidade de consumir doses necessárias para que a abstinência não ocorra.

Quais os efeitos da abstinência alcoólica?

Na maioria dos dependentes de álcool, de 70% a 90%, sofrem com abstinência alcoólica, entre leve e moderada, após a redução do consumo. Seus efeitos são caracterizados por cefaleia, náuseas, dificuldades visuais, tremedeiras, além de falta de sono, agitação e inquietação psicomotora.

Alguns casos (5%), dos dependentes, sofrem com a síndrome de abstinência grave com a exacerbação dos problemas descritos agravados. Em alguns casos, o aparecimento de crises convulsivas.

Há também, em alguns casos, reações psicológicas, que também surgem na abstinência de qualquer outra droga, principalmente relacionadas com a dependência de cocaína, maconha e ecstasy.

Afinal, Abstinência Alcoólica Quanto Tempo Dura?

Cada paciente tem um tempo determinado de duração da abstinência alcoólica, na maioria dos casos a síndrome de abstinência autolimitada dura por volta de 7 a 10 dias, sendo que os aparecimentos dos sintomas ocorrem nas primeiras 24 e 36 horas, mas podem variar entre 6 e 75 horas.

Fases do tratamento

A Clínica de tratamento para dependentes de álcool, em sua primeira fase realiza a desintoxicação do dependente, que dura aproximadamente um mês. Este tempo pode variar muito, isso depende muito do tipo que de droga ou bebida que o dependente consumia as características físicas e mentais do paciente e seu estado de saúde física e psicológica.

Neste primeiro tempo, podem ocorrer as crises de abstinência pela bebida e podem se estender entre 3 a 14 dias.

Numa segunda fase é a recuperação, esta podendo durar cerca de dois meses. Nesta fase é muito importante e delicada. É preciso manter o dependente atento a não ter recaídas, a ajuda da família e a Clínica de Tratamento tem papeis importantes nesta fase de recuperação. Também devemos incentivar o dependente a busca da cura, tratamentos psicológicos e terapias são importantes para um ótimo resultado.

A terceira fase do tratamento seria a prevenção por toda a vida, prevenindo a recaída.

O alcoolismo é uma doença grave e que tem cura. A Clínica de tratamento de Alcoólatras é especializada no tratamento eficaz e combate ao alcoolismo. Nossa missão é integrar o dependente novamente a sociedade e sua família. Nossa equipe especializada está pronta para acolher o dependente em todas as fases do tratamento.

Entre hoje mesmo em contato com a clínica e solicite um atendimento!