Problemas com álcool desencadeiam uma série de problemas no organismo, dentre eles com a saúde bucal. Por isso, é importante fazer uma relação entre plano odontológico e alcoolismo e entender quais os diagnósticos e tratamentos possíveis para esse tipo de problema.
O alcoolismo se trata da dependência de uma pessoa com o álcool. O uso constante dessa substância, de uma forma descontrolada e progressiva, compromete de forma expressiva o funcionamento do organismo e pode levar a complicações sem resolução.
A dependência do álcool afeta não só a saúde e a vida do dependente, como também o convívio familiar, social e no trabalho, com o indivíduo comprometido se tornando cada vez mais difícil de se relacionar.
Os institutos especializados em saúde já classificam o alcoolismo como uma doença crônica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, a define detalhadamente como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de álcool.
Inclusive, a OMS já disponibilizou dados recentes mostrando que aproximadamente 3% da população brasileira acima de 15 anos é considerada alcoólatra.
Pode parecer pouco, mas essa porcentagem sinaliza que ao menos 4 milhões de pessoas são alcoolistas.
Tratamento
Não existe cura para o alcoolismo, mas tratamentos que controlam o vício e se adequam à gravidade do caso e acolhimento do indivíduo ao tratamento.
O primeiro passo, sempre, é o reconhecimento do próprio viciado de sua situação e a disposição para tentar mudá-la.
Muitas vezes, podem ser utilizados medicamentos para desintoxicar o organismo e interromper o consumo do álcool por parte do indivíduo. A partir disso, é feito o encaminhamento para lugares de tratamentos terapêuticos, programas de ajuda e etc.
Em todo esse processo, é necessária a participação da família, dando o apoio e incentivo ao paciente que está ingressando no tratamento.
Métodos terapêuticos que ajudam no tratamento:
-
Grupos de apoio;
-
Terapia cognitivo-comportamental;
-
Terapia de aversão;
-
Terapia comportamental;
-
Terapia familiar;
-
Psiquiatria;
-
Aconselhamento.
Alcoolismo e saúde bucal
O consumo abusivo de álcool, drogas diversas e tabaco podem causar alterações emocionais e uma série de impactos físicos na saúde do corpo e da boca, tendo como principal consequência a perda dos dentes.
Por isso a importância de recorrer também a um acompanhamento com plano odontologico para quem é dependente.
O álcool em excesso corrói o esmalte do dente, deixando-o vulnerável a cáries, periodontite, câncer na boca ou mesmo problemas no sistema digestivo e cardiorrespiratório.
Inclusive, estudos mostram que o tabaco associado ao álcool potencializa o desenvolvimento do câncer na cavidade bucal, podendo causar também a redução do fluxo salivar, perda da sensibilidade gustativa e compromete as mucosas orais, alterando o pH.
Por isso, é interessante que se o familiar de algum dependente tenha um plano dental coletivo empresarial, cheque abrangência e verifique a oportunidade do indivíduo fazer consultas junto ao plano, de modo a tratar a cavidade e tenha acompanhamento do vício.
Além disso, pessoas que sofrem com o alcoolismo, geralmente, acabam ficando desanimadas e com problemas na saúde emocional, que impactam na prática de hábitos de higienização bucal, deixando a boca mais vulnerável à doenças bucais.
Por isso, os hábitos diários precisam ser reforçados, como escovar os dentes corretamente ao final de cada refeição, passar fio dental diariamente e bochechar o enxaguante bucal.
Tais práticas precisam estar na rotina de todos, assim como ir a um dentista de convenio odontologico ou particular a cada seis meses para avaliação do quadro odontológico.
Ao ir a um consultório odontológico profissional com frequência, o profissional poderá acompanhar o andamento da saúde bucal do paciente e realizar os tratamentos necessários para melhorar a saúde e aparência do sorriso.
Oportunidade
Além de todo o processo de recuperação da saúde do alcoólatra, para a melhora na vida é importante que seja inserido em ambientes de oportunidades e estímulos.
Portanto, essas pessoas precisam ser olhadas com atenção e cuidado para um processo de ressocialização, algo fundamental para um melhor convívio na sociedade.
Com um emprego, por exemplo, o dependente pode levar a vida de uma maneira diferente e receber uma segunda chance. Além disso, tendo o benefício de um plano odonto empresarial, ele consegue cuidar e melhorar sua saúde geral e a qualidade do sorriso.
Cabe ressaltar, no entanto, que não é apenas por meio do trabalho registrado que se consegue uma nova oportunidade na vida, as pessoas devem seguir aquilo que for melhor para elas e as ajude a alcançar a melhora.
Em relação aos formatos de trabalho, por exemplo, a pessoa pode trabalhar de forma independente com o que gosta, se tornar um microempreendedor e também ser contemplado com um plano dental para MEI, por exemplo. Ou seja, unir bem-estar, qualidade de vida e a atividade profissional.
Fato é que todos merecem novas oportunidades e, com elas, adquirir força/energia para melhorarem de vida e se cuidarem.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.